28 de janeiro de 2006

O Pr. Júlio Machado Vaz no seu melhor...

No Murcon:

"A minha secretária, peremptória: “A Mafalda disse para escrever sobre automóveis”.Raio de ideia!, nunca fui crente dessa religião que exibe andores de quatro rodas e lhes discute cilindradas, sistemas de travagem, consumos médios e talento para atrair olhares femininos; considero o carro uma ferramenta, não uma paixão. "

Solidariedade é preciso...

Ora leiam lá o que a Sandra tem para dizer que é importante. Às vezes é tão simples ajudar.

Conversas de Taberna

Há que saber perder. E quando se é inferior ao adversário do princípio ao fim e não se cria uma única oportunidade de golo em todo o jogo não fica muito por dizer.

Noite negra de Alcides.

Moretto mal batido no segundo golo e a fazer-se ao penalty com os braços em baixo.

Os segundos e terceiros golos do Sporting são de uma infantilidade incrível.

Excelente arbitragem. Um só erro, Tonel faz falta sobre Nuno Gomes. Não sei se dentro ou fora da área.

Para a semana há mais.

27 de janeiro de 2006

Humor de Sexta feira com poucas horas dormidas

Porque será que Fado e Sexo se escrevem com as mesmas letras só mudando a ordem das vogais?

Piada de Taberneiro

A pergunta que paira na cabeça de todos os sportinguistas:

Será que o Coke cola?

Americanices...

Notícia do sítio Portugal Diário:

Preso por levar manequim no carro
2006/01/26 | 23:42
No Colorado existe uma via onde só podem circular viaturas com duas ou mais pessoas. Condutor tentou enganar autoridades

Um homem foi preso esta quinta-feira por conduzir um veículo com um manequim no banco do passageiro numa estrada onde só é permitido circular carros que levem duas ou mais pessoas. A detenção ocorreu na cidade americana de Westminster, no Colorado.

As autoridades policiais informaram que Greg Allen Pringle, 53 anos, era o único humano no veículo que circulava na U.S. 36, entre Boluder e Denver. O manequim usado por Pringle estava vestido com uma camisa cinzenta e um boné, segundo disse o agente Mark Watters.

O infractor só foi libertado depois de pagar uma caução de 115 dólares por conduzir um veículo não-autorizado numa estrada de «alta-ocupação».

23 de janeiro de 2006

Triste Figura

Fiquei hoje a saber que José Sócrates iniciou a sua declaração poucos minutos depois de Manuel Alegre ter começado a falar...
É vergonhoso para o Primeiro-Ministro de Portugal e para o líder do partido mais representado em São Bento, e demonstra mau perder e falta de carácter. Só vem dar razão a todos os que preferiram votar em Alegre e castigar a dita "máquina partidária", tão eficiente que não foi capaz de evitar que o seu líder se expusesse a tão deselegante figura.
Mostra mais uma vez que a imprensa não tem critérios, não sabe o que significa seriedade e a única realidade que conhece é a dos números das audiências. Quem practica este tipo de jornalismo não tem moral para falar da classe política.
E para que não digam que só falo de aspectos negativos, lembro que 1.124.671 portugueses votaram em Manuel Alegre. Ai se isto tem chegado à segunda volta...

Doce memória

Desde que adquiri consciência política, estas foram as primeiras eleições em que não acompanhei a par e passo o rescaldo. Para além dos motivos pessoais, o facto é que já esperava o que aconteceu.
E o que aconteceu é que 2.745.523 portugueses votaram em Cavaco Silva. Já lá vão os tempos do buzinão, das cargas policiais sobre trabalhadores fabris, da contestação às propinas... Nada que dez anos não resolvam. A malta não é de guardar rancores e, bem vistas as coisas, "foi no tempo do cavaco que ganhámos bom dinheiro e que deu para poupar umas massas". Para quê explicar que foi no tempo do Cavaco que entrou o grosso do investimento da União Europeia , que não foi aproveitado para dinamizar e modernizar o país mas para fazer estradas e pagar subsídios para não cultivar. Para quê lembrar que foi no tempo do cavaco que nasceu esta coisa peganhenta e chata chamada défice que só nos entala e nos faz apertar o cinto.
Ah, esqueçam lá isso , afinal o homem veio para pôr isto tudo nos eixos...

Match Point

Match Point é o novíssimo filme se Woody Allen.

E é um bom filme, com excelentes interpretações (principalmente as masculinas) e uma história que nos agarra do princípio ao fim, apesar de durar mais de duas horas...

Começa de uma forma brilhante, lançando uma ideia que vai estar subjacente em todo o filme. A ideia que não controlamos grande parte das coisas que acontecem na nossa vida. Há quem lhe chame destino, outros crêem ser intervenção divina, há quem acredite em sorte ou em coincidências, o facto é que muitas vezes somos surpreendidos pela vida e pelas direcções que ela toma. Recorrendo a uma imagem de um jogo de ténis, Woody Allen faz-nos pensar que quando a bola bate na rede, o simples facto de caír para o nosso lado ou para o campo do adversário pode mudar o rumo da nossa vida. E não somos nós que o controlamos...

Em jeito de desabafo, gostaria de dizer que abomino todas as pessoas que comem pipocas no cinema... Barulho irritante!

20 de janeiro de 2006

A lei da rádio

Foi ontem aprovada no parlamento a lei da musica nacional que impõe quotas mínimas de música portuguesa nas rádios entre 25 e 40%.
Esta lei deveria ser desnecessária. Deveriam ser os programadores de rádio, as editoras e o público a zelar pela sua própria música.
Como tal não acontece, sou da opinião que cabe ao Estado ser o garante da identidade e do interesse nacional. Se o mercado desrespeita e ignora a música portuguesa, o Estado tem que intervir, até porque é o próprio Estado que concede e regulamenta as licenças de utilização das frequências de rádio.
Não é a aprovação desta lei que vai resolver todos os problemas da música portuguesa, mas é um primeiro e necessário passo. Outros devem ser dados rapidamente tais como quotas para a produção de música portuguesa, ensino sério e com condições de música nas escolas, redução da taxa de IVA na venda de discos ou deixar de considerar os instrumentos musicais como artigos de luxo.

19 de janeiro de 2006

Eu voto...

Um dos aspectos positivos da democracia é o facto de o voto ser secreto, logo, ninguém é obrigado a revelar em quem vai votar.
Eu vou votar em Manuel Alegre.
Melhor aínda é o facto de não termos que explicar a ninguém as razões que nos levam a votar em A ou em B.
Eu voto em Manuel Alegre pelas seguintes razões:
- é a candidatura mais apartidária e se há algo que precisa de mudar urgentemente na nossa democracia são os aparelhos partidários;
- é o candidato com mais perfil para Presidente da República. Cavaco tem perfil de primeiro-ministro, Soares tem perfil de barão da Nação e os outros têm perfil de oposição;
- é o menos "político" de todos os candidatos o que equivale a dizer que é o mais genuíno (comparo obviamente com os mais directos adversários: Cavaco e Soares);
- é o candidato que dá mais ênfase às questões culturais e sociais.
Posto isto, continuo a pensar que todo este espalhafato à volta desta eleição é exagerado. Que o Presidente da República, sendo o garante dos valores máximos da constituição e o detentor da última palavra em muitos aspectos essenciais tem pouco peso na orientação do país e não será, qualquer que seja o resultado das eleições, a força motora da revolução económica, cultural e social de que o país necessita.
Acho também que o maior erro dos candidatos de esquerda nesta campanha foi usar e abusar do argumento que Cavano na presidência é uma ameaça ao governo de Sócrates e à estabilidade do país, chegando alguns a afirmar que se vingaria da destituição de Santana. É uma ideia estilo mania de perseguição ao pior estilo comunista.
Até Domingo. Lá estarei com o autocolante dos Bombeiros ao peito...

Gostava de vos ver aqui...

Hoje é quinta-feira, dia de quarteto boémia no Ribeirarte, ao Mercado da Ribeira.

Seria muito bom ver-vos por lá, a cantar e a conviver connosco.

Apareçam e tragam outro amigo também.

17 de janeiro de 2006

Radical

Pois, caríssimos, tenho o prazer de vos anunciar que aderi aos desportos radicais! É verdade, decidi entrar no mundo da loucura, da excitação, do perigo, da aventura.

Mas, com esta mania que Deus me deu de ser diferente, não me vou mandar de pontes preso por um elástico, nem descer rios sinuosos, nem escalar montanhas e muito menos montar-me numa prancha de Surf. Nada disso.

Para me iniciar nas lides radicais decidi aceitar o convite para acompanhar o Mário Mata no Casino da Figueira da Foz. Eu e o Marco, hoje, a interpretar os grandes sucessos "Eu vou à bruxa", "Lá vou eu prá cidade" e "Então ó Zé".

Digam lá se não sou muita maluco?!

Conversas de Taberna

Para os mais distraídos e para os que tiveram um fim-de-semana muito ocupado, lembro os resultados da jornada:

O Glorioso derrotou a Académica, continuando a cumprir os "serviços mínimos". Koeman insiste em Robert e Miccoli em detrimento de Geovanni e Manduca. O resultado está á vista, o Benfica jogou mais nos vinte minutos depois das substituições do que nos setenta primeiros...

O Porto foi derrotado na Amadora e, pior que isso, ficou preocupado com a lesão de Quaresma (será desta?!) e com os sintomas de Vitor Baía. O "melhor guarda-redes do mundo" deu claros indícios de poder vir a tornar-se no primeiro português afectado pela gripe das aves...

Em Alvalade começam a crescer as saudades por Peseiro. Mal por mal sempre jogavam à bola. E o penteado era menos constrangedor...

Comentários

Como devem compreender, agrada-me verificar que o leque de comentários esteja a aumentar e a diversificar.
É muito bom saber que as pessoas não só dispensam algum do seu tempo a ler o que vou escrevendo, como ainda se dão ao trabalho de ir deixando as suas ideias e pensamentos.
O que não me agrada é que o façam no anonimato. Não existem razões para que isso aconteça e é algo que não é bonito. Não há texto meu que não esteja assinado e aquilo que vos peço é que assumam o que escrevem.
Como tal, a partir deste momento, todos os comentários que não estejam identificados serão apagados. Por uma questão de transparência.

10 de janeiro de 2006

A pena que o José Manuel encontrou e da qual fez tão bom uso...

Antes de mais deixem-me emendar a argolada. O querido amigo a quem mandei um sentido abraço na última mensagem não se chama José Luis. Apesar da preciosa ajuda do Sérgio Salgueiro, tenho que me penitenciar pelo baptismo forçado. Caro José Manuel, já escolhi a minha punição: ver o DVD do Tony Carreira três vezes seguidas. E sem poder levantar para ir à casa de banho...

E para me redimir trago-vos boas novas. O José Manuel-que-de-Luis-não-tem-nada criou o seu espaço na blogoesfera. E só vos digo que da forma como começou promete vir a dar que falar. O primeiro texto deixa água na boca e curiosidade para ver os seguintes. Vejam aqui, ou podem sempre encontrar um atalho na secção das "Panelas Vizinhas".

Seja bem vindo, caro José Manuel!

9 de janeiro de 2006

Conversa de Taberna

Vencemos mas não convencemos. Perante aquela moldura humana e todo aquele entusiasmo há que fazer mais e melhor.

Geovanni é neste momento o melhor ponta-de-lança do plantel e o que melhor completa Nuno Gomes; Miccoli tem que melhorar muito se quiser ser titular.

Laurent Robert pareceu muito desenquadrado e a necessitar de tempo para a adaptação. Esperemos que ela chegue a acontecer. Não me está a cheirar muito bem...

Espero estar enganado mas prevejo que a troca de Quim por Moretto ainda nos vai trazer dissabores...

Andersson faz-me lembrar Ricardo Gomes. Só não tem a mesma elegância física porque tudo o resto está lá: a eficiência, a discrição, a voz de comando. Um patrão!

*************************************************************************

Já o tinha dito a alguns amigos sportinguistas, Wender não teve oportunidades para se mostrar em Alvalade. É um desiquilibrador nas alas e um perigo constante na área, que precisa de mais que vinte minutos por jogo. O jogo de Sábado provou-o. O resto da época vai confirmá-lo.

*************************************************************************

Ontem senti saudades de Jaime Pacheco. Se fosse ele o treinador do Boavista seriam grandes as probabilidades de um dos seus "meninos" fazer encostar o Quaresma às boxes por um ou dois meses. O Carlos Brito só pensa em jogar á bola... Alguém que arranje um sapo para espantar o cigano...

8 de janeiro de 2006

Aos amigos... (II)

"Quanto ao referido "baptismo", isso só mesmo de ti amigo Charraz... Passas o tempo a "baptizar" quem te ouve tão bem cantar e tocar, que só a tua modéstia justifica os infundados receios. Conheço-te (vos) há pouco tempo, e talvez seja ousadia minha, mas musicalmente têm-me proporcionado momentos inesquecíveis. Como pessoas, é presunção da minha parte tecer comentários, mas sabe bem receber a alegria e o sorriso quando vos vejo no palco ou fora dele. E entre os amigos com quem mais lido já é habitual dizer: - Ó pessoal, vamos á Ribeira ouvir os miúdos cantar...Falhei a passagem do ano, mas decerto não falharei os restantes 364 dias.Um abraço, Grande, e obrigado por aturares estes meus desabafos. "

Ó caro amigo José Luis, desabafos desses são muito fáceis de aturar... Eu é que agradeço a fidelidade e o carinho com que sempre nos ouvem. E mais uma vez em forma de abraço fica a foto do "je" com a sua bonita e simpática mulher. E continuo a aguardar a inauguração do blog para fazer recomendá-lo aos amigos do Tubo...
 Posted by Picasa

7 de janeiro de 2006

Aos amigos...

"Quanto ao resto, não te menosprezes, Amigo. Cantas bem, tu sabes e nós sabemos ouvir. Algumas pessoas deveriam abrir bem os olhos e, principalmente, os ouvidos!!! Não ter um registo vocal parecido com outro não é defeito. E mais não digo... Um grande Ano é o que te desejo! Um grande Abraço, o que te envio!"


Foi este o comentário que o meu amigo Eduardo Salgueiro me deixou no final do ano passado.
Como sempre achei forçado elogiar alguém que nos elogiou, deixo a nossa foto em forma de abraço...
Posted by Picasa

4 de janeiro de 2006

Fim de Ano no Ribeirarte


E foi assim, meus caros, que nos despedimos de 2005 e demos as boas vindas a 2006. Foi bom ver muita a gente a trocar os tradicionais bailaricos por uma noite entre amigos "regada" com fado e música portuguesa.
Da minha parte foram muitas experiências novas numa noite só. Eu diverti-me, mas deixo o balanço para quem viu e ouviu...

Momento da Noite....


Para mim foi este, quando o Pedro cantou brilhantemente o "Porto Sentido" e o "Já desce a Noite" dos boémia. Com a guitarra do José Manuel Neto a encantar...

O casal da noite...


Apresento-vos o amigo Edmundo e a sua querida Irene. Não sei de onde vieram nem para onde foram mas iluminaram aquela noite. Com os seus prosaicos 82 e 71 anos, riram, aplaudiram, dançaram e ficaram quase até ao fim. E são de uma simpatia fantástica... Já não sabia o que dizer tantos foram os elogios que me fizeram...

Agradecimento da Noite...


A todos os que partilharam a noite connosco e da minha parte um agradecimento especial ao companheiros deste "baptismo". Bem hajam.

A dedicatória da noite...


Mais que não fosse, por uma questão de justiça. És única!

2 de janeiro de 2006

Conversa de Taberna

E chegou Janeiro, o que futebolisticamente significa época de transferências. Confesso que é um dos períodos que mais me agrada. A malta está sempre com um olhinho nas notícias para ver quem é o próximo cromo a colar na caderneta.

O meu Benfica está a mexer-se depressa e bem, digo eu. Manduca é um jogador talentoso, canhoto (coisa rara no plantel), habituado ao campeonato português. É nas alas que a equipa está mais carenciado e portanto justifica-se a opção Marco Ferreira. É verdade que nunca se impôs claramente nas Antas mas também não deixa de ser verdade que foi contratado por José Mourinho e fez parte do Porto campeão europeu, sendo mesmo decisivo em alguns jogos.

Não há bela sem senão...Moretto! Está bem que é o Guarda-Redes menos batido do campeonato e fez uma boa exibição contra o Benfica mas não consigo ver no homem qualidades que justifiquem toda esta novela e uma viagem do presidente ao Brasil...Acho que o Benfica perdeu uma boa oportunidade de ver o Porto fazer mais um mau negócio só para nos chatear, porque me parece óbvio que quem tem Baía, Helton e Bruno Vale precisa de tudo menos de Guarda-Redes. Tanta polémica por um jogador que será o segundo Guarda-Redes com fortes probabilidades de passar a terceiro quando o Moreira recuperar, não me parece coisa de bom senso. Verdade que o Benfica precisa de um jogador que dê o mínimo de garantias em caso de lesão do Quim, mas parece-me que seria bem mais fácil e proveitoso fazer regressar Yannick. Lembram-se dele? Parece-me que é suplente no Marselha...

Depois ainda temos o jovem Fonte que pode vir a tornar-se num bom investimento e também concordo com os empréstimos do Bruno Aguiar, Hélio Roque e Carlitos. Já o caso do João Pereira me parece menos evidente. Tenho dúvidas que não fará falta ao longo da época, apesar do Alcides se ter portado bem como defesa direito.

Fica só a faltar o avançado. Que para mim até podiam ser dois, caso se optasse pelo regresso do Karadas até ao fim da época. Que raio, o homem não joga na Inglaterra e até pode vir a dar jeito num ou noutro jogo. É que não se esqueçam que temos um lateral chamado Nelson...

Saudações Benfiquistas...

Esquerda, volver...

" A crise da ideologia de esquerda criou um terceiro-mundismo, uma lógica segundo a qual para se ser de esquerda é preciso ser-se terceiro mundista. Eu sou bastante de esquerda, mas não vejo a relação. A esquerda sofre uma crise de identidade muito grave. E creio que deveria adoptar a causa da ecologia, abandonada pela direita, cujos interesses económicos são tais que nem quer ouvir falar nessas coisas. Se a esquerda abraçasse esta causa salvaria o planeta, teria um argumento sólido para lutar e também se beneficiaria a si própria."

Giovanni Sartori na "Visão"