31 de dezembro de 2009

O Balanço

Pára de sorrir
E exibir a tua felicidade
Só por leviandade
Se pode sorrir assim
Num estado de graça
Que até ofende quem passa
Como se não haja queda
No universo
E a vida seja moeda
Sem reverso
Por isso pára de sorrir
Não abuses dessa hora
Ela pode atrair
O ciúme e a inveja
Tu não perdes pela demora
E a seguir tudo se evapora

Excerto da letra da "Canção de Alterne", da dupla Carlos Tê/Rui Veloso

É-me difícil fazer o balanço de 2009 sem "exibir" a minha felicidade. Como sou um desconfiado por natureza (herança paterna), ando à espera que aconteça a "desgraça" que equilibre tudo o que de bom me tem acontecido nos últimos tempos.

Claro que o ano que hoje acaba também me trouxe dissabores. A forma leviana como fui tratado numa casa cuja camisola vesti com brio, por gente que defendi e ajudei ao longo de quatro anos e, principalmente, a morte tão prematura do meu primo Tó. Essa sim, foi a má notícia do ano que me marcou de forma profunda.

Das boas notícias é difícil falar de forma resumida. Atravessam todas as áreas da minha vida: pessoal, familiar, profissional, financeira, e até o meu Benfica parece querer começar a dar alegrias...

Desde logo a paz interior que sinto, e que encontrei depois de dois anos tumultuosos, os mais instáveis da minha vida. Claro está que é uma paz muito fundamentada na figura da mulher que entrou na minha vida de forma absolutamente inesperada e que trouxe muita coisa que eu nem tinha noção precisar. Ela é a principal razão do meu equilíbrio e da minha segurança. E é incrível como estando bem comigo próprio e com quem comigo partilha a vida, se torna tão fácil estar bem em todos os restantes aspectos...

Depois, foi um ano em que solidifiquei algumas amizades que muito me têm ajudado a encontrar-me e a partir com confiança para os desafios com que me tenho deparado. Que bom tem sido sentir a energia positiva dos que, dedicada e perserverantemente, me têm acompanhado. Que confortável é saber que tenho tantas portas onde bater sempre que preciso, ou simplesmente me apetece.

2009 ficará para sempre marcado, na minha história, como o ano em que assumi aquilo que sou, e o que mais gosto de fazer na vida. Foi um ano de grandes decisões, e de muitas e boas surpresas. Às vezes ainda me custa acreditar como tudo aconteceu tão depressa, de forma tão espontânea. Em Janeiro estava a reformular o RC Trio, a começar a tocar com novos músicos, e passados doze meses estou a gravar disco, com esses mesmos músicos, e com outros que vêm acrescentar ainda mais talento ao projecto. Foi um ano de muitos espectáculos, muitos projectos, noites fantásticas como a de 29 de Junho, em que mais de 50 pessoas uniram esforços para que pudesse gravar um disco (entre as quais o José Mário Branco!). Foi um ano de muitas canções, muitos ensaios, emoções indescritíveis como tocar em Almada, para aquela sala cheia, e ouvir tantos aplausos e incentivos da grande massa humana que marcou presença para me apoiar.

Foi um ano verdadeiramente bom. Não sei o que me reserva o próximo, mas acredito que será igual ou melhor. Sei que os tempos de dificuldades e provações chegarão, mais tarde ou mais cedo. Tenho plena consciência que a vida é feita de bons e maus momentos, e todos são importantes para a nossa formação.

Acima de tudo, espero poder continuar a gozar de boa saúde, e que não me faltem aqueles que amo. O único compromisso que tenho com a vida é tentar ser um melhor ser humano, a cada dia que passa. É nisso que concentrarei os meus esforços, seja tocando, cantando, compondo, falando, ouvindo, escrevendo, lendo ou simplesmente estando presente.

E é isto que vos desejo a todos, sem excepção, para o ano que agora se inicia. Que tenham saúde e se esforcem para ser, cada vez mais, melhores seres humanos.

Bem hajam!

5 comentários:

Maria disse...

Obrigada por teres aparecido e fazeres parte da minha vida!
Um excelente 2010.

Beijo grande

Carol disse...

Meu querido Charraz,

O balanço de 2009 ainda não o fiz ... totalmente !

A azáfama dos últimos dias faz com que ainda não tenha tido a oportunidade de o fazer. Teve momentos bons e maus e outros muito bons ... como em todos os anos das nossas vidas.

Guardo na lembrança muitos e bons momentos partilhados com vocês todos, em que amizades se cimentaram e novos trilhos apareceram.

Para ti, para todos os teus, sem EXCEPÇÂO, os meus votos que 2010 seja mesmo o TEU ANO, aquele em que vamos continuar a partilhar momentos ... e eu vou continuar a assistir de muito perto !!!

Beijocas grandes,

Charol

zmsantos disse...

Venha como vier, no ano de 2010 vais continuar a "levar" comigo, e mesmo que brilhes nos grandes palcos (como eu desejo)há um palco chamado vida onde não faltarei.
Bem hajas, amigão.

Pedro Branco disse...

Que grande orgulho sinto em fazer parte do teu ano, amigo. E assim continuarei a tentar ser digno do teu carinho tão especial.

Abraço-te forte.

A CONCORRÊNCIA disse...

Fico feliz por te saber feliz. Fico feliz por sentir que quem partilha contigo a vida é feliz. Obrigada por me fazeres sentir feliz.