4 de novembro de 2009

Gratidão

"A gratidão é o mais delicado dos sentimentos"

Ficou-me na memória esta frase proferida pelo José Mário Branco, na primeira noite do espectáculo Três Cantos, que tive a felicidade de assistir.

É um sentimento a que volto recorrentemente, tentando nunca deixar de reconhecer todos os actos de amizade e generosidade que me são dirigidos, e não têm sido poucos ao longo da vida. Mesmo assim, acho sempre que nunca volto vezes suficientes.

E há pessoas que são tão discretas, tão "low profile", como dizem os anglo-saxónicos, que por vezes não temos noção do bem que nos fazem, e da enormidade dos seus gestos.

Hoje dei por mim a pensar numa série de coincidências (ou não) que têm acontecido na minha vida profissional no último ano.

Aproximadamente por esta altura do ano que passou, fui surpreendido pela notícia que um dos músicos da banda iria viver para fora do país. O desalento invadiu-me, perante a perspectiva de ter que refazer tudo, ano e meio depois de ter começado do zero. Não tomei nenhuma decisão, fui deixando as coisas andar, sem saber muito bem o que fazer. Até que alguém me deu um toque inesperado, mostrando-se disponível, caso eu quisesse refazer a banda. Foi esse incentivo que me deu o alento para continuar com o RC Trio.

Em Abril deste ano, esse alguém ligou-me a dizer que tinha uma amiga cantora, brasileira, que precisava de um cantor português para fazer meia dúzia de temas num evento. Desse encontro nasceu o projecto Sotaques, estreado na semana passada.

Foi essa mesma pessoa que muito me incentivou a gravar disco, e foi o primeiro a aconselhar-me a procurar um produtor que ajudasse a catapultar o trabalho que estávamos a fazer. Mas não ficou por aí, prestando-se a ser o elo de ligação entre mim e o Alexandre Manaia, que resultou na parceria que estamos a desenvolver. E foi também através dele que conheci o Kalle e o seu estúdio, onde será gravado disco, e onde foram gravadas as maquetes que tanto nos ajudaram a promover o nosso trabalho.

Hoje, ao fazer todas estas ligações, ficou mais claro na minha cabeça a importância desta pessoa na minha vida recente. E não só pelos factos que enunciei, mas pela sua postura sempre tranquila e prestável, pela sua humildade que nunca deixou transparecer o seu prestigiante passado, pelo seu profissionalismo sempre evidente na hora de chegada e na preparação e execução do trabalho, pelo bom clima que sempre ajuda a criar, pela enorme paciência em me aturar e me puxar para cima os níveis de confiança e optimismo...

E porque a gratidão, para além de delicada é necessária, aqui deixo o meu abraço ao João Coelho.

8 comentários:

zmsantos disse...

Subscrevo inteiramente!!!

É o mais perto de Ghandi que já conheci. É uma alma grande, o nosso João!

Abraços para ele e pra ti!

Leticia Gabian disse...

Parece mesmo existirem pessoas que já trazem com elas, desde o nascer, a capacidade de DOAR. Isto não é pra todos.
Muita gente vive a olhar o próprio umbigo e os outros que se lixem.

Fico muito honrada em saber que, por algumas ocasiões, pude respirar o mesmo ar que João Coelho.
Aprendo, com pessoas como ele, que DAR(-se) desinteressadamente só atrai bons acontecimentos.
Daqui a uns dias, também hei de fazer um post semelhante.

Longa vida ao homem gentil e generoso!!!!!

Anónimo disse...

Cada vez mais acredito que o Drama liberta aqueles que dão provas de empenho, dedicação e genuinidade. Encontrar alguém que esteja lá... também não deixa de ser o retorno de quem arranjou espaço para caber mais alguém na sua vida... O João é um grande músico. Só precisa de acreditar um pouqinho mais que o é. Obrigado Rogério por teres dado espaço ao João para ele entrar na tua vida. Ele merece ter ao lado uma pessoa decente como tu. Acredito que já falta pouco para um maior e mais reconhecido sucesso nas vossas vidas. Continuem a honrar o respeito pessoal e profissional que vos une. Parabéns aos dois!

A CONCORRÊNCIA disse...

A minha mãe tem uma máxima que segue à risca e em que acredita piamente "tudo o que damos somos retribuidos em dobro". Portanto João, se acreditarmos nesta máxima, rapidamente chegamos à conclusão que o teu "low profile" (adonde ? ) é apenas para que ninguém se aperceba como és um gajo rico ...

Bem hajam os dois por serem como são.

Maria disse...

Como já disseste tudo, eu deixo dois abraços.

Carol disse...

Post mais que MERECIDO :)

Com o seu jeito meio calado e timido, um sorriso sempre pronto, mas com um TALENTO e GENEROSIDADE do tamanho do mundo ... tu estás lá, João ... ;)

Obrigada pelos momentos fabulosos que nos tens proporcionado na tua companhia ... e sim, como alguém já disse ... espero ver e acompanhar sempre os vossos sucessos ;)

Bjs,

C.

Mukanda disse...

Citando-te:

"...porque a gratidão, para além de delicada é necessária..."

Subscrevo em tudo!

Um beijinho e um abraço grande
Andreia

Mukanda disse...

Citando-te:

"...porque a gratidão, para além de delicada é necessária..."

Subscrevo em tudo!

Um beijinho e um abraço grande
Andreia