18 de setembro de 2007

Bons exemplos no futebol

AC Milan vai agradecer a Rui Costa

O site do AC Milan colocou um texto em que exorta a nação rossonera a prestar homenagem, esta noite, a Rui Costa, em San Siro. Reza assim a carta de amor dos milanistas ao maestro:

«Sempre dissera: ‘Gostava de acabar a carreira no Benfica’. Rui Costa nunca escondeu de ninguém a vontade de pendurar as botas em casa. Em 2001, o fora-de-série aceitou vestir a camisola do AC Milan. Depois de sete anos na Fiorentina, Rui jogou cinco épocas como rossonero, vencendo uma Champions League, um Scudetto, uma Supertaça europeia, uma Supertaça italiana e uma Taça de Itália. Mas, sobretudo, o português deixou uma herança feita de paixão, emoções, assistências (mais de 50), números e classe. Os tiffosi do AC Milan seguiram-no e quiseram-no. E amaram-no do princípio ao fim. No entanto, Rui Costa não teve oportunidade de se despedir. Mas o mundo milanista está pronto a revê-lo e abraçá-lo. Terá outra camisola, o nosso Rui, mas as coisas, mesmo assim, não deixarão de estar muito nítidas. San Siro aguarda com ansiedade a hora de o ver novamente no relvado onde deu tudo durante cinco anos. A abraçar os seus antigos companheiros e amigos. Criado o mais escaldante ambiente rossonero, teremos toda a vontade de lhe dizer, mesmo que vestindo a pele do adversário: ‘Obrigado por tudo, Rui’.»


Há dois anos e meio escrevi este texto. De lá para cá a admiração pelo jogador, e principalmente pelo homem não parou de aumentar. Como jogador, director desportivo ou presidente, o importante é que Rui Costa se mantenha no Benfica, porque é de símbolos destes que o clube, e o futebol em geral precisam.

PS: Acho alguma graça que por estes dias todos se desfaçam em elogios ao Maestro. Basta recuar menos de um ano para recordar o chorrilho de disparates e inverdades proferidas por muitos dos que hoje aplaudem de pé. Nessa altura muitos diziam que o jogador estava acabado, que tinha vindo para o Benfica gozar a reforma, que não conseguia fazer dois jogos seguidos sem se aleijar, etc., etc., etc.
Não me surpreende, porque já vivi os anos suficientes para considerar esta situação normal, mas gosto sempre de o lembrar, na esperança que da próxima vez pensem duas vezes antes de dizer asneiras...

Sem comentários: