Rui Costa é o nosso D. Sebastião. Já várias vezes esperámos que a meio da época nos viesse salvar. Já todos nos desiludimos quando percebemos que isso não iria acontecer. Agora o que nunca esperámos é que em vez de desaparecer no meio do nevoeiro, se esfumasse por entre pasta carbónica!
Pelo que vi no Euro2004, já tenho muitas dúvidas que a maioria dos benfiquistas o queira...
Felizmente, eu penso pela minha cabeça. E EU QUERO VER O RUI COSTA A DESFILAR A SUA CLASSE NA NOVA CATEDRAL! E enuncio as razões:
1ª: Quem tiver assisitido ao últimos jogos do Milão percebe que está longe de estar "acabado", e que continua a ter muita magia naqueles pés.
2ª: Ter Nuno Assis não chega. O Benfica precisa de ter mais que um jogador para cada posição.
3ª (muito importante): Graças a Deus tenho boa memória. Em 1994, Rui Costa tinha a Europa a seus pés. Era pretendido por muito clubes, entre os quais o Barcelona. Se tivesse ido para Barcelona ñaquela altura, não tenho dúvidas que tinha tido tanto sucesso como Figo. Mas o Rui foi para a Fiorentina. Sabem porquê? Porque a proposta da Fiorentina era mais vantajosa para o Benfica! E mais, estava presente no Estádio da Luz quando, num jogo amigável de pré-época, o Benfica sofreu um golo e o autor do mesmo desatou a chorar sendo consolado pelo árbitro. Se para a maioria o que conta é o que cada um joga (embora depois se queixem que os jogadores não sentem a camisola!), para mim estas coisas marcam...
Por tudo isto, e muito mais, espero para o ano ver o Benfica na Liga dos Campeões, com o maestro em campo....
Rogério Charraz