12 de maio de 2005

Balanço da época futebolística

Está a chegar o fim da época, e como aficcionado (porque é que usamos a palavra fã?) da bola apetece-me fazer algumas considerações. Prefiro fazê-lo neste momento em que tudo está em aberto, porque depois de decidido é fácil criticar ou elogiar.

Não sei neste momento quem será o campeão. Até Sábado estava muito confiante que seria o Benfica. Depois da pobreza exibicional de Penafiel, comecei a acreditar que os rivais lisboetas estavam mais uma vez a preparar as faixas de campeão do Porto. Depois de ver novamente o Porto empatar milagrosamente aumentaram-me as dúvidas. Será o Sporting? A minha grande esperança é que o Benfica nos ultimos tempos se tem dado muito bem em jogos decisivos com o Sporting....

Independentemente de quem seja o campeão, gostaria de destacar os aspectos positivos e negativos da época do Glorioso:

O aspecto mais positivo tem sido o sucessivo crescendo. Depois do pior período da história do clube, sabia que não seríamos campeões de um dia para o outro. Que teria de ser um processo evolutivo. Parece-me muito bom para o Benfica poder discutir o título até ao fim, há muito tempo que tal não acontece. Depois voltámos a ter um esqueleto, uma equipa-base sólida e de qualidade. Um jogador neste momento quando entra no Benfica sabe que vai jogar ao lado de Simão, Miguel, Ricardo Rocha, Petit, Nuno Gomes, Moreira, Quim, Luisão, Manuel Fernandes, etc. Neste momente não é preciso reconstruir uma equipa mas sim melhorá-la. E isso há 4 ou 5 anos era uma miragem.

Outro ponto bastante positivo foi o despontar de jovens da casa como o talentosíssimo Manuel Fernandes, o promissor Bruno Aguiar ou o útil João Pereira. A política de contratações também melhorou significativamente em relação a um passado recente. Quim é um excelente guarda-redes e pode vir a ser um negócio rentável, caso seja vendido no final da época. Dos Santos é um lateral esquerdo com qualidade, sóbrio e muito mais eficaz que Fyssas (a reformar urgentemente). André Luiz é um jogador muito sólido e dizem-me do Brasil que excelente a marcar livres directos. Nuno Assis é um bom jogador, embora a precisar de alternativa. Karadas pode vir a ser útil no futuro. Carlitos é para mim um talento que irá explodir em breve. Claro que existem falhanços como Paulo Almeida ou Everson mas o saldo é claramente positivo.

Mas se temos uma boa equipa, porque não aproveitámos o sub-rendimento do Porto e a irregularidade do Sporting para chegar a esta fase já campeões?

Destaco duas razões essenciais:

Em primeiro lugar porque em determinadas alturas nos faltou um treinador. Não sou de facto um apreciador de Trapattoni. No entanto, compreendo as razões da sua contratação. Enquanto o Benfica não ganhar o campeonato o treinador tem que ter o rótulo de "se já ganhou tantos títulos e aqui não ganha a culpa não é dele" e tem que ser forte psicologicamente. O problema é que perdemos alguns jogos por uma gritante falta de leitura de jogo e de conhecimento do futebol português. Lembro-me por exemplo do jogo com o Rio Ave na Luz em que todos sabíamos que era preciso tirar o Miguel o quanto antes, das constantes insistências em Fyssas, claramente inferior a dos Santos, e a saturação de Simão. O capitão está "chupado" até ao tutano e nem com uns belgas de quinta categoria ou com o Estrela da Amadora a ganhar 3-0 foi poupado. Era sempre preferível tirar o Geovanni, mesmo a jogar bem, e o resultado está à vista. Simão está uma sombra do que é, e esta é uma das principais razões do fraco final de época da equipa. Lembro-me também da constante utilização do reformado Zahovic, da utilização no onze inicial em Bruxelas do Carlitos, que queimou a época de uma das principais pérolas do plantel (é a minha opinião, claro), da insistência em Argel, enfim, muitas outras coisas. Tenho de facto muitas saudades de ver o Benfica treinado com audácia, com coragem, com ousadia. Sem medo de perder porque o pior que pode acontecer ao Benfica é não jogar para ganhar. Ao Benfica não se pede que ganhe mas sim que ganhe, que jogue bem e que dê espectáculo.

A segunda razão é claramente do foro psicológico. O Benfica tem falhado permanentemente nas alturas decisivas. Há medida que o tempo passa, a ansiedade de ganhar é cada vez maior. Essa ansiedade leva toda gente a errar nos momentos chave. Desde os sócios (quem é que preferiu Vale e Azevedo a Luís Tadeu?), aos jogadores passando por direcções e treinadores. Quem está habituado a ganhar pensa em golo no momento de chutar, quem está em jejum de títulos pensa se não será mais uma bola que desgraçadamente vai bater no poste...

Há pouco tempo li num jornal desportivo uma entrevista a um dos principais dirigentes do Manchester United. O jornalista perguntava-lhe se o facto de não serem campeões há três anos, não os levava a considerar a hipótese de reformar Sir Alex Ferguson. Na resposta o dirigente salientava que para os adeptos o importante era que o United jogasse todas as competições para ganhar, e que todos sabiam que apesar de serem um dos mais fortes candidatos, existem outras grandes equipas na Inglaterra e na Europa e que só um pode ser campeão. Lembrei-me desta resposta ao ver esta semana os jogadores do Manchester a aplaudirem a entrada dos jogadores do Chelsea...

Não estou com isto a querer dizer que devemos ficar satisfeitos por o Benfica perder constantemente. Mas devemos compreender que passámos a pior fase da nossa história e que não se reconstrói um prédio que desaba em meia dúzia de dias.

Muito menos quero que pensem que por ter estas ideias estou convencido que vamos perder no Sábado. Se há coisa que um verdadeiro Benfiquista nunca tem dúvidas é que o Glorioso vai ganhar e ser CAMPEÃO!

Rogério Charraz

1 comentário:

Lusaut disse...

Boa análise e objectiva...
Ouvi dizer (de dentro do Benfica e não dos média) que o Camacho vai voltar... Agrada-te?

Mas antes disso...
Bem, amanhã logo se vê... ;-)