16 de maio de 2012

As vidas de Jesus

Quantas vidas terá Jorge Jesus enquanto treinador do Benfica?

Para já leva três, a saber:

Primeira vida: revolucionário, vibrante e eficaz.

A chegada de JJ revolucionou o futebol do Benfica. Desde o princípio dos anos 90 que não se via uma equipa dominadora, pressionante, solta, a ganhar jogando bom futebol. Foram feitas contratações cirúrgicas e de sucesso (Javi Garcia, Ramires, Saviola) e o treinador conseguiu rentabilizar "activos" que estavam sub-aproveitados (Di Maria, Fábio Coentrão, Aimar, David Luiz). Por último, a equipa não falhou nos momentos decisivos.

Segunda vida: arrogante, fanfarrão e humilhado.

Jesus deslumbrou-se com a vitória no campeonato e começou a época a falar na possibilidade de vencer a Liga dos Campeões. Fez contratações desajustadas que fracassaram (Roberto, Kardec, Jara), desprezou figuras importantes do ano anterior (Quim, Nuno Gomes) e não respeitou o principal adversário (Porto), acabando humilhado em todas as frentes nacionais.

Terceira vida: Redimido, teimoso e ineficaz

Aprendeu com os erros da época anterior, e surgiu com um discurso mais humilde e realista. Montou um plantel mais equilibrado e com mais e melhores soluções (Artur, Garay, Witsel, Bruno César, Nolito, Rodrigo, Nelson Oliveira), mas insistiu em Emerson, excluiu Ruben Amorim e não aproveitou Saviola. Falhou nos jogos decisivos (Guimarães, Académica e Porto), com erros crassos e desperdiçou uma vantagem de cinco pontos, e a intranquilidade do adversário na primeira metade do campeonato.

Como será a quarta?

1 comentário:

Anónimo disse...

Na quarta, basta ser igual a ele próprio e a vitória está no papo (do Porto, claro!!!...)!...