30 de novembro de 2010

Olé Barça!

No passado mês de Maio, dei conta neste espaço da minha indignação pela forma como o Inter de José Mourinho eliminou o Barcelona da Liga dos Campeões, practicando um anti-futebol mesquinho e feio, com um autocarro estacionado em frente à baliza italiana (expressão trazida para o futebol pelo próprio Mourinho).

Por isso, hoje regozijei com a forma espectacular e inequívoca com que o Barcelona derrotou o Real Madrid treinado por Mourinho, que teve provavelmente a maior derrota da sua vitoriosa carreira.

É opinião geral que José Mourinho é o melhor treinador do mundo, porque tem ganho nos sucessivos clubes por onde tem passado, mas, para mim, o melhor treinador da actualidade é Pep Guardiola, que já ganhou tudo o que havia para ganhar, com uma equipa que practica um futebol espectacular, mágico e tão sedutor que traz pessoas aos estádios, cuja base é formada por jogadores criados nas escolas do clube, base essa que é a mesma da Selecção Espanhola, actual campeã Europeia e Mundial!

Mourinho faz o que for preciso para ganhar (e ganhou muitos jogos ao serviço do Inter e do Chelsea, a jogar um futebol pragmático e desinteressante), enquanto para Guardiola, ganhar não chega, é preciso ganhar e jogar bem!

A maior parte das pessoas gosta de Mourinho porque ele ganha quase sempre, eu gosto de Guardiola (e de Wenger do Arsenal, e de Jesus do Benfica) porque gostam de conciliar as vitórias com futebol espectáculo!

Nota 1: Quando Mourinho chegou ao Real Madrid, disse que, pela história do clube, a sua equipa teria que practicar um futebol espectacular e vistoso. Fiquei curioso e expectante, para ver se o treinador cumpriria o prometido, e se ganharia tanto com esta filosofia. E tiro-lhe o chapéu, porque nestes primeiros meses o Real tem ganho e practicado bom futebol. Falhou perante o Barcelona, equipa já rotinada de outras épocas, mas tentou jogar o jogo pelo jogo, e isso é de realçar e aplaudir. Espero que a pesada derrota não mude a filosofia de Mourinho.

Nota 2: Como já referi várias vezes, não gosto de Mourinho, mas reconheço-lhe todas as capacidades. E um dos muitos aspectos em que é bom, é no discurso, como mais uma vez ficou provado, na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo. (Também de realçar as palavras humildes e sérias de Guardiola). Já que muitos treinadores seguem o exemplo de Mourinho em muitas coisas que não acho positivas (a arrogância, o estilo de futebol, o jogo psicológico, etc.), também podiam seguir este exemplo, não é Jorge Jesus?

1 comentário:

Uma vida qualquer disse...

Um banho de humildade nunca fez mal a ninguém! digo-te eu que vi o jogo num bar em Barcelona - provincia, entenda-se - rodeada de culés que gritavam animados: "Ese portugués, hijo p#t@ és!" (prometí a mim mesma que não voltava em jogos Barça-Madrid, que já levo 2 anos a repetir cenário!!!).
Ao contrário de ti, gosto do Mourinho, essencialmente porque é um excelente profissional e ainda não vi nenhum jogador que tivesse partilhado o balneário com ele não ficar triste com a sua partida e desatar a dizer apupos do Mister, e acho isso muito louvável, principalmente no Futebol.
Besos Guapo
PS: Cá espero entre derrotas e vitórias inacreditáveis pelo lançamento!