22 de outubro de 2010

Imperdível

A notícia:

RUI VELOSO
17 de Novembro – 21h30 (abertura de portas às 20h30 )

Em 2010, Rui Veloso comemora 30 anos de carreira e que melhor forma de o fazer do que com dois concertos nos Coliseus do Porto e Lisboa, dias 7 e 17 de Novembro, respectivamente.

Em ambos os espectáculos, o pai do rock português convida a os membros originais da banda que com ele gravou Mingos e Samurais.


Há 30 anos atrás, Rui Veloso editou o primeiro álbum, Ar de Rock, e mudou a face do rock cantado português, 10 anos depois mudou a vida de muita gente que se rendeu ao álbum duplo, Mingus e Samurais, um dos mais importantes discos da história da música em Portugal.

Dias 7 e 17 de Novembro, nos Coliseus do Porto e Lisboa, respectivamente, os dois momentos vão estar reunidos num espectáculo único que marca a carreira de um músico ímpar, Rui Veloso.

Devia andar na quarta-classe, quando o meu colega André Beja (que curiosamente reencontrei há pouco tempo) me emprestou uma cassete para ouvir. No seu conteúdo o disco "Mingos & Samurais", de Rui Veloso.

Foi provavelmente o primeiro disco que ouvi na vida atentamente, a primeira vez que despertei "à séria" para a música. Conheço todos os temas, sei grande parte das letras de cor, e cada vez que o ouço, sinto uma nostalgia boa e reconfortante.

Este espectáculo é especial, porque reúne os músicos que gravaram o disco e que o tocaram ao vivo centenas de vezes, tão aclamadas foram canções como "Não há estrelas no céu", "O prometido é devido" ou "A Paixão segundo Nicolau da Viola". Em palco estarão:

Mário Barreiros - Guitarras;
Manuel Paulo - Teclas e Acordeão;
Alexande Manaia - Teclas;
Nani Teixeira - Baixo;
Manuel Costa Reis - Bateria;

Só faltará o percussionista Dalu, que já não reside no país.

Há vinte anos foi assim:



No dia 17 lá estarei, o mais à frente que puder...

1 comentário:

Maria disse...

Também quero estar o mais à frente possível...

:)