21 de outubro de 2010

Humildade precisa-se...

A humildade é uma grande virtude, e uma das poucas que Jorge Jesus precisa de trabalhar. E esta semana isso ficou bem evidente.

Antes do jogo cometeu a imprudência de dizer que, como o Benfica tinha ganho o ano passado ao campeão Marselha, seria normal ganhar ao Lyon, no seu terreno. Acrescentou que poucas equipas jogavam como o Benfica, com a defesa subida, sempre a pressionar, jogasse na Luz ou fora.

Pois bem, o que se viu ontem foi uma equipa que raramente conseguiu trocar três bolas seguidas, que cometeu incontáveis erros infantis à saída da própria área (não foi, Carlos Martins?!), que por culpa própria se viu desde muito cedo a jogar em inferioridade numérica, e que raramente incomodou o guarda-redes adversário, tendo passado vários períodos do jogo encostado à sua baliza. E se não fosse o Roberto....

E até o treinador parecia "abananado", pois demorou uma eternidade a mexer na equipa. Não se compreende como é que não houve alterações no intervalo, depois de 1ª parte tão medíocre, e não se compreende como é que o Aimar e o Carlos Martins (dois grandes jogadores em noite NÃO) jogaram tanto tempo. E só nos últimos 10 minutos, com Jara e Salvio em campo é que se viu a equipa a jogar à bola. Coincidência?!

E depois, como se não bastasse, veio o discurso no fim do jogo: "O jogo esteve sempre dividido até à expulsão do Nico. Não havia supremacia. Perdemos a bola, e isso originou um golo, mas o Lyon não era uma equipa com ascendente ofensivo". What?!?!?

"O Lyon é uma equipa poderosa, que soube ser melhor e gerir o resultado. Obrigou-nos a correr muito. O Lyon é experiente e desgastou-nos". Então e a normalidade?!?!

Pois é JJ, humildade nunca fez mal a ninguém. E para quem tinha aspirações a ganhar a Liga dos Campeões(?!?!), ganhar a uma equipa israelita em casa (com exibição cinzenta) e perder no terreno do penúltimo classificado do campeonato alemão e do 14º classificado do campeonato francês não é muito abonatório...

NOTA: É verdade que este ano só tenho escrito quando o Glorioso perde, e para cascar no treinador, mas não se pense que JJ não tem a minha confiança e admiração. Apenas precisa limar algumas arestas, e esta da "fanfarronice" é a das mais urgentes. Até porque já provámos este ano, com Sporting e Braga, que podemos ganhar com humildade e categoria!

Sem comentários: