29 de setembro de 2010

Notícias que merecem destaque

Estes foram os projectos que venceram a segunda edição do Prémio EDP Richard Branson - Exame/Visão.

O primeiro lugar foi para o projecto dos Engenheiros Filipe Casimiro (24 anos) e Francisco Duarte (26 anos), denominado Waynergy. Como podem ver no gráfico, a ideia é captar energia cinética de pessoas e veículos em movimento, convertendo-a em electricidade. Por palavras minhas, a ideia é colocar blocos por baixo de zonas muito movimentadas, para aproveitar a energia produzida pelo pisar dos pés das pessoas ou das rodas dos automóveis. E reparem no exemplo: 40 blocos instalados na Ponte 25 de Abril, produziriam, numa hora de ponta (7 mil carros), o suficiente para manter uma lâmpada ligada durante 26 dias!

E como diz um dos criadores: «O sistema pode ser aplicado em locais com muito movimento de pessoas, como centros comerciais, discotecas e ginásios, ou de passagem de carros». Três protótipos começarão a ser testados em ambiente real num futuro próximo.

O segundo lugar foi para o projecto Ecowater, da equipa Ecotek. A ideia é pôr as pessoas a poupar seis litros de água cada vez que tomam banho ou fazem a barba - que é a quantidade média de água que todos nós deixamos ir pelo ralo abaixo enquanto esperamos pela temperatura certa. O Ecowater encaminha essa água, através de uma válvula, para um depósito ligado ao autoclismo - que por sua vez, só vai buscar água virgem, da companhia, quando esse depósito estiver vazio. Se todas as casas portuguesas estivessem equipadas com o Ecowater, o País pouparia 23 mil milhões de litros por ano, o equivalente a 9 200 piscinas olímpicas!!!

Os gráficos e as explicações são retirados da revista Visão.

1 comentário:

Maria disse...

Por ver a tua agenda...

http://www.youtube.com/watch?v=eospRAdw2No&feature=related

Beijos.