21 de setembro de 2009

Sempre a aprender

Conhecem a Carvalhesa, o hino do Partido Comunista Português? Claro que sim, mesmo que nunca tenham ido à festa do Avante, já terão ouvido na tv, ou numa dessas carrinhas com altifalante que percorrem as vilas e cidades, no período de campanha eleitoral.

Pois bem, fiquei a saber no outro dia, e partilho convosco, que o tema é originário de Trás-os-Montes, tendo sido recolhida pela primeira vez em Tuiselo (aldeia perto de Vinhais - Bragança), em 1932, por um maestro alemão.

Em 1985 foi adaptado, por Fausto Bordalo Dias, para uma campanha às eleições legislativas, e desde então tornou-se no hino do PCP.


Carvalhesa Festa do Avante - Avante

1 comentário:

Maria disse...

Deixa-me só fazer uma correcção: o hino do Partido Comunista Português é o AVANTE CAMARADA!, composto por Luís Cília quando se encontrava exilado em Paris, em 1967. Foi gravado em disco pela Luísa Basto, nesse mesmo ano.
Foi conhecido cá porque era frequentemente transmitido pela Rádio Portugal Livre... mas é este o Hino do PCP.
A Carvalhesa, tal como dizes, foi adaptada (e adoptada) para iniciativa legislativa em 1985 e desde aí que nos acompanha em campanhas eleitorais e na abertura e fecho da Festa do Avante.
Deixo-te um link para um texto do Ruben de Carvalho sobre a Carvalhesa, que eu própria tive curiosidade em investigar como tinha surgido, há uns anos...

http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=181&Itemid=195

Beijo, com saudades de te ouvir