12 de agosto de 2009

Ambição vs Sonho

Qual a diferença entre um sonho e uma ambição?

O dicionário apresenta as seguintes definições:

ambição
s. f.
1. Desejo veemente (do que dá superioridade).
2. Cobiça.

sonho (ô)
s. m.
1. Conjunto de ideias e de imagens que se apresentam ao espírito durante o sono.
2. Fig. Utopia; imaginação sem fundamento; fantasia; devaneio; ilusão; felicidade; que dura pouco; esperanças vãs; ideias quiméricas.

No mundo actual, é frequente ouvir falar em ambições. São os partidos que têm a ambição de chegar ao governo, os clubes de futebol de serem campeões, os jogadores de chegarem aos grandes clubes, os empresários de serem líderes de mercado, os empregados de serem promovidos, os músicos de venderem milhões...

Diria mais, hoje em dia é proibido não ter ambições! Se um candidato a um emprego disser na entrevista que não tem grandes ambições, dificilmente ficará com o cargo (a não ser nos casos em que se procuram pessoas resignadas...) Nos tempos que correm, não ser ambicioso é sinal de fraqueza, de resignação, de impotência.

Já os sonhos não estão tão bem cotados na actual "bolsa de valores". Ser um sonhador é ser conotado com a frustração, com a incapacidade de ser realista. Para o senso comum, quem tem sonhos ou sofre de alucinações ou passou ao lado da vida e não quer encarar o facto. A utopia é considerada uma fantasia ou uma ideia romântica de um tempo que já passou.

Mas volto ao princípio, afinal qual é a diferença entre uma ambição e um sonho?

Para mim, a principal diferença é esta: ter uma ambição é ter um objectivo, que se quer concretizado o mais breve possível, de preferência da forma mais directa e eficaz. Ter um sonho é idealizar uma meta, concretizável ou não, e procurar fazer tudo para chegar o mais perto possível.

Ou seja, a ambição procura um fim, sem dar muita importância ao caminho efectuado para o alcançar. O sonho é a definição de um caminho, a valorização de todas as etapas percorridas, independentemente de se alcançar ou não o fim.

E é por isso que não sou ambicioso e não faço tenção de o ser. A única ambição que tenho na vida
é a de ser feliz, e para isso tenho muito sonhos, caminhos que percorro apreciando as coisas boas que nele encontro, e tentando aprender com as pedras em que tropeço.

Sou um utópico por natureza, constrúo a minha própria realidade, com pedaços da "realidade comum", a que vou juntando a minha farta e delirante imaginação. Continuo a ser a criança que com caricas, uma bola de subutteo, papel, canetas de feltro e uma moeda de 1 escudo antiga fazia grandes campeonatos de futebol e se divertia sozinho horas sem fim. Continuo a ser o miudo que inventava músicas e as colocava no Top +. Nunca deixei de ser o miudo que, junto com os amigos, transformava a praceta num concurso de tv, num tribunal, numa esquadra de polícia, numa pista de formula 1 ou num campo de futebol.

E quanto mais idade vou tendo, mais me apercebo que o que realmente tem piada não é chegar ao cimo do monte, mas as pessoas que se conheceu no caminho, os momentos vividos, os gostos descobertos, os cheiros, as emoções.

Olho para o lado e vejo gente cheia de troféus, e com um vazio tão grande no peito. E eu aqui ando, a sonhar com canções, com discos, com textos, com jogos de bola, com sorrisos, com abraços, com tantos sonhos que não cabem numa vida...

3 comentários:

MisteriosaLua disse...

Cá por mim, não me queixo!...

Diz-me lá, o que é uma bola de subbuteo?

Besitos

Pedro Branco disse...

Não me digas que também és um maluquinho do subbuteo?!!!

Sim, sonha, amigo. Lá estaremos.

Leticia Gabian disse...

E ontem dizias que não tínhamos idade pra andarmos aos beijinhos...! Pois, se estar com o meu Zé é um sonho que virou realidade?!
O sonho é artigo de primeira necessidade...É como o sangue nas veias, como o ar nos pulmões...É vida!
Assim como tu, perdi a conta dos sonhos em mim.
Bora lá sonhar sempre!!!!!
Beijões