29 de junho de 2009

Saudades da bola...

Eu, pecador, me confesso... tenho saudades da bola!

E, claro, saudades do meu Benfica, que começa hoje a nova época. E o que responder à pergunta que várias vezes me foi colocada: o que achas do Jesus?

Há um ano atrás, ainda sem saber que Quique Flores iria ser o escolhido, disse que preferia um treinador que conhecesse bem o futebol português, que soubesse como jogavam o Nacional da Madeira e o Rio Ave, que soubesse que jogadores contratar no mercado nacional, etc...

Assumi que a minha preferência era o Manuel Cajuda, mas que existiam três ou quatro boas soluções. Jorge Jesus é uma delas. Pegou no Belenenses repescado da descida de divisão e acabou o campeonato no primeiro terço da tabela, promovendo a transferência de jogadores como Rolando (Porto), Ruben Amorim (Benfica) ou Meyong. No ano a seguir foi para o Braga (e o Belenenses desceu de divisão...) e voltou a ficar no primeiro terço da tabela, realizando a melhor prestação de sempre na Taça Uefa.

Claro que não sou grande fã do seu discurso, uma mistura da arrogância do José Mourinho com a linguagem do José Manuel taxista interpretado pela Maria Rueff, mas do ponto de vista técnico é um treinador competente, com provas dadas e profundo conhecedor do futebol português.

Aprovo portanto a escolha de Rui Costa, e não estou de acordo com os que dizem que o actual Director Desportivo não tem perfil para o cargo. A mudança na política desportiva tem sido evidente. As contratações de jogadores têm sido muito mais criteriosas, há um trabalho de continuidade do ano passado para este ano, e foi corrigido o erro no critério da escolha do treinador.

Já quanto ao presidente, junto a minha voz aos que denunciaram o golpe palaciano que foi a antecipação das eleições. Luis Filipe Vieira anda desnorteado com os sucessivos desaires desportivos, e vai mostrando o seu lado obscuro, que faz com que mesmo os que, como eu, lhe atribuem os créditos na recuperação do clube na vertente económica e organizativa, comecem a ficar fartos do estilo intrincado com que exerce o cargo. Na sexta vou votar em branco, em protesto, embora ainda acredite no projecto de LFV, e não veja nas figuras que têm aparecido na oposição qualquer credibilidade. Mas a paciência vai esgotando, e seria bom que depois das eleições a figura do Presidente se apagasse...

E que comece o campeonato depressa, que já ando com fome de bola!

4 comentários:

Pedro Branco disse...

Queres mesmo que comente?!!!

Só espero que se jogue à bola, que se calem os árbitros e os pseudo-comentadores e que se fale mais de futebol jogado; do jogo!

Tudo o resto (que não é por acaso) não gosto. Seja azul, verde, vermelho, preto...

Gosto mesmo é da bola! E dessa também sinto saudades.

Joana Correia disse...

Eu então tenho saudades tuas... já viste isto?!!! :P

JC disse...

Só espero que quando o Jorge Jesus sair,o BENFICA não vá parar á 2ª. divisão.

Sexta feira vou votar no orelhas
porque ainda acredito nele.

Viva o futebol, VIVA O BENFICA.

Maria disse...

Vou "meter foice em seara alheia e desconhecida".

Não percebo nada de futebol mas sou do Benfica!

Se "ainda acreditas no projecto do LFV" não percebo o teu voto em branco... mas isto deve ter a ver com outro tipo de eleições a que estou mais habituada...

:)))