5 de junho de 2009

Histórias de (des)encantar

Fulana liga para a médica de família preocupada. Há alguns dias que a avó, de 83 anos, apresenta uma estranha apatia, e pouco ou nada come.

O veredicto da médica é peremptório:

- Agarre na sua avó e vá de imediato para o hospital!

Fulana entra no gabinete do Director Sopa Doce e explica que tem que ir com a avó, de urgência, para o hospital. Ao que o Director Sopa Doce responde:

- Pois, Fulana, mas aqui também há coisas urgentes para fazer....

FIM

Esta história foi patrocinada pela Manutan, o seu parceiro de negócios!

*********

Já Sicrana precisava de dois dias para dar assistência ao marido, prestes a fazer uma delicada operação ao nariz. Claro que o Director Sopa Doce...

- Sicrana, vais ter que por dois dias de férias!
- Mas, Director Sopa Doce, os meus dias de férias estão todos reservados para as férias dos meus dois filhos, que não tenho com quem os deixar....
- Pois, então vamos ter que tos descontar do ordenado...

E ficou Sicrana a pensar no BMW recentemente adquirido para o Dr. GEME, nas centenas de milhares de Euros de saldo médio que a conta bancária da empresa apresenta regularmente, no champanhe aberto no final do ano fiscal anterior, nos milhares de Euros de facturação protelados nos últimos dias do ano fiscal (epá, isso não é ilegal?! Ah não, só se declarassem a extinção do posto de trabalho...), nos milhares de Euros distribuídos em prémios há não muito tempo...

FIM

Esta história foi patrocinada pela Manutan, o seu parceiro de negócios!

********

Mas não se pense que o Director Sopa Doce é algum monstro. Também tem coisas boas, como o facto de achar que o exemplo deve vir de cima. Por isso, desde que a lei do tabaco impôs que não se fumasse dentro de espaços fechados, e enquanto toda a equipa continuou a ir para a varanda alimentar o vício, o Director Sopa Doce passou a fechar a porta do gabinete regularmente. Assim é que é, quem está no topo da pirâmide deve dar o exemplo... mais que não seja de como não se deve fazer!

Esta história foi patrocinada pela Manutan, o seu parceiro de negócios!

*********

Já o Dr. GEME, é de outra casta. Nasceu em berço de ouro, é fino, bem educado, sabe comportar-se, sabe o que é o verdadeiro bom gosto na escolha de um hotel, de uma roupa ou de um bom restaurante. De tal forma, que as suas fezes cheiram a rosas. Ou pelo menos disso está convencido, porque sempre que usa o WC do escritório nunca toca no ambientador.

Ora o beltrano, que é um bronco esquerdista que mora em subúrbios daqueles cheios de gente feia, aquele tipo de gente que ninguém se importa que esteja dentro dos aviões que caem, percebendo-se do acto corriqueiro, lembrou-se de enviar em "e-mail" a todos os homens que ali trabalhavam. Dentro das suas limitações, a prosa saíu assim:

"Boa tarde, solicito que não se esqueçam de usar o ambientador sempre que utilizarem o WC masculino. Obrigado, Beltrano".

Claro que o Dr. GEME, que já andava de ponto com o esquerdelho porque este tinha deixado de o bajular, e andava armado em gente, chamou-o de imediato ao gabinete.

- Não tens nada que mandar "e-mails" destes! Não mandas aqui nada e ainda por cima és arrogante, nem pedes, exiges!
- Exijo?! Mas eu escrevi solicito?!
- Lá está, para mim solicitar é dar uma ordem!

FIM

Esta história foi patrocinada pela Manutan, o seu parceiro de negócios!´

**********

Claro está que este esquerdelho é gente incómoda, que não sabe onde é o seu lugar! Certo dia tentou flexibilizar o seu horário, convencido que por o genro do Director Sopa Doce ter agilizado o dele, iria ter a mesma sorte. Nem sequer pensou que o genro do Director Sopa Doce (que até é bom rapaz e nem merecia figurar nesta história) teve direito a lugar de estacionamento no exacto momento em que o pediu, quando outros andam lá há anos sem o conseguirem.

Um idealista, este Beltrano! Ficou convencido com a conversa do Dir. Sopa Doce, que lhe prometeu mundos e fundos. Ele era part-time, licença sem vencimento, e se for preciso vão beber um copo juntos para conversar!! Tudo se vai resolver... desde que o Dr. GEME concorde. Porque se não.... deixas de poder sair um dia por semana às 16h00, embora possas saír dois dias às 17h00. E não venhas com conversas de lógicas e fundamentos que ainda ficas é sem nada!!!

FIM

Esta história foi patrocinada pela Manutan, o seu parceiro de negócios!

****

Qualquer semelhança entre a empresa aqui descrita e esta empresa, é pura coincidência. A crise está aí, mas a principal não é financeira, é de valores, de princípios!

Foi a última vez que abordei este assunto. Recuso-me a ser um número de estatística!

Ponto final, parágrafo. É tempo de virar a página e seguir em frente.

4 comentários:

Uma vida qualquer disse...

Sempre me ensinaram que primeiro se dá e depois se pede. A vida, no entanto, esclareceu-me que primeiro se dá e só se pede quando se estiver preparado para receber menos que nada. Coincidência?! nada disso. Em 2008 apenas davas em 2009 pediste!
Besos guapo
PS: A palavra de verificação é: icava, eu acrescento "daí para fora rapidamente!"

Maria disse...

Viraste a página. Guardaste as Amizades. Esquece o resto...

Abraço-te

Mukanda disse...

Depois do livro fechado, a palavra chave a partir de hoje é GOOOOOOO!
Nunca deixes de ser assim Charrazito.
Beso na tua sinceridade, frontalidade, formação e principios.
A vida só faz sentido assim.
(Esta é, e será sempre a minha opinião).

Andreia Vilarinho Flórido

Rogério Charraz disse...

Niña, em tão poucas palavras disseste tanto...

Bj grande, grande.