25 de maio de 2009

Era uma vez...

Mayra Andrade conta-nos histórias de Cabo Verde
por MARIA JOÃO CAETANO23 Maio 2009

Aos 24 anos a cantora Mayra Andrade edita o seu segundo disco, 'Stória, Stória...', para o qual foi bucar inspiração a Cabo Verde (onde tem raízes), a Cuba (onde nasceu), ao Brasil (que adora), a França (onde mora) e um pouco a todo o mundo.

Era uma vez. Era uma vez uma menina de origem cabo-verdiana, que nasceu em Cuba e que, por culpa do pai que era diplomata, passou a vida a viajar de um lado para outro. Cresceu, instalou-se em França e descobriu-se cantora. A sua música diz-se do mundo mas Mayra Andrade continua a precisar de passar algumas temporadas em Cabo Verde - para se reencontrar e para ir buscar a inspiração. E continua a precisar de partir - para se libertar, decobrir os outros e deixar a música fluir.

Aos 24 anos, Mayra mantém a beleza e a doçura que, antes mesmo de a ouvir cantar, são o seu cartão de visita. Acaba de lançar o segundo disco intitulado Stória, Stória.., expressão com que em crioulo se começa a contar uma história. Uma espécie de "era uma vez". E este disco, explica, é mesmo para ser escutado assim, como um livro de histórias que Mayra vai contando em português, em francês e em criolo.

O seu primeiro álbum, Navega, tinha surgido quando Mayra Andrade era já um nome conhecido dos palcos. Ela recorda que levou para estúdio toda essa experiência - o disco foi gravado com a sofreguidão das primeiras vezes. "Era ainda muito inexperiente e não tinha as condições que tenho hoje", lembra. Feliz, Mayra passou dois anos a cantar e a amadurecer.

"Orgulho-me muito do primeiro disco, era o que eu queria fazer naquele momento. Mas acho que este disco é melhor porque tive mais condições, mais tempo para o trabalhar e também porque eu estou a cantar melhor", diz Mayra que, além de intérprete, é também a ainda "tímida" compositora de três temas do álbum.

Stória, Stória..., produzido pelo brasileiro Alê Siqueira, que já trabalhou por exemplo com Marisa Monte, foi gravado em Paris, Havana, Rio de Janeiro, São Paulo, e é, na sua opinião, um trabalho "mais sofisticado, mais rico". Os arranjos de Jacques Morenlebaum têm nisso um papel importante, assim como a colaboração de três músicos e companheiros: .o multi-instrumentista Kim Alves (Cabo Verde), o baixista Etienne M'Bappé (Camarões) ou o percussionista Zé Luis Nascimento (Brasil)

A música é a sua - a base é o som de Cabo Verde, a que se juntam as influências de Cuba, Brasil (é talvez a mais notória por causa da percussão que veio da Bahía para se estender por todo o álbum), Portugal e o resto do mundo. Mayra gosta dessa misciginação, que não é algo que procure intencionalmente mas que acontece de forma natural quando começa a escolher as composições e os parceiros para cada disco. "É como ir a um buffet. Eu podia comer só a comida do meu país mas se tenho a liberdade de provar do resto e se me apetece e isso me enriquece, porque não?" E quem ouve (por exemplo) Mon Carroussel, letra e música de Mayra Andrade em parceria com a acordeonista Celina da Piedade, só lhe pode dar razão. É impossível dizer de que país é esta música. E, afinal, é tão simples: é do país de Mayra Andrade.

Nota: E dia 7 lá estarei no Coliseu, bem acompanhado, graças aos amigos Isabel e João!

5 comentários:

Leticia Gabian disse...

Também lá queria muito estar.
Já amei o primeiro show, o primeiro álbum, quando ELA dizia não estar tão bem...Imagina o que vou amar agora que ELA diz estar a cantar melhor...!
Quando eu crescer, quero ser igual a ELA!

Beijos grandes

A CONCORRÊNCIA disse...

No CCB, é no CCB mesmo ao pé dos Pastéis de Belém ...

Maria disse...

... e eu numa mesa de voto...
Ó dó!!!!!

Mukanda disse...

Charrazito, tu andas todo trocado. Ontem é que foi no coliseu! Ontem! Olha lá...gostaram?!
Eu vou-te dizer uma mulher quando não tem sorte...não é que o prazo dos IRS foi porrogado para hoje! Dassssssssssssssss.
Enfim!
Gostaram ou não?!
Mayra Andrade é CCB! Lol
Vou ver se conigo ir também...saca da lista de contactos. eheh
Kiss Charrazito.
Andas estoirado, estou preocupada contigo :)
Um bom dia para ti e todos os que "me estam a ler".
Beij
Até já
Andreia Vilarinho Flórido

Mukanda disse...

Prorrogado...eu é que nado toda trocadita! Toda queimadita, eu sei! Lol
Andreia Vilarinho Flórido