28 de setembro de 2008

Falemos de futebol

Ainda não falei de futebol esta época. Gostava de o ter feito há semanas atrás, quando estávamos na mó de baixo, porque hoje não vai faltar quem fale bem de tudo... A grande maioria das pessoas rege as suas opiniões pelos resultados: quando se ganha está tudo bem, é tudo perfeito, quando se perde tudo é mau e vulgar.

Eu não sei se o Benfica vai ser campeão este ano. A vitória de hoje foi importante para não deixar fugir os adversários directos e ganhar moral, mas muito mais vai ter que ser feito para chegar ao título. Mas tenho uma forte convicção que este ano vai marcar o começo de uma nova era, uma nova etapa com um rosto, um nome: Rui Costa.

Tem sido um prazer para mim assistir ao desempenhar das funções de director desportivo pelo maestro (pelo contrário, foi-me doloroso enquanto José Veiga foi o titular do cargo...). Desde logo pela postura assumida. Fala só quando necessário, sempre com grande elegância, é directo e frontal sem ser incoveniente, olha os jornalistas nos olhos, sem se irritar com as provocações, e respeita os adversários, sem se envolver em picardias.

Depois, é alguém de grande prestígio internacional, não só pela brilhante carreira de jogador, mas também pela forma como sempre honrou os clubes que serviu, o respeito que sempre evidenciou pelos adversários, e a lisura com que sempre tratou os jogadores, treinadores e presidentes com quem trabalhou. Não tenho grandes dúvidas que este prestígio foi fundamental em algumas das contratações feitas este ano.

Por fim, mas não menos importante, a forma como o futebol tem sido gerido desde que Rui Costa assumiu funções. Acabaram-se as contratações duvidosas, as dispensas incompreensíveis, os negócios estranhos, as renovações adiadas, tudo o que abundou num passado recente.

Finalmente temos um treinador aguerrido, que gosta de arriscar, que não se encolhe. Não concordo com todas as decisões de Quique Flores, mas estou agradevelmente surpreendido pela postura ofensiva da equipa, pela forma como a equipa tem crescido, semana após semana, apesar de todas as contrariedades. Claro que estamos longe de ter uma equipa coesa, pujante, com harmonia entre sectores, mas só quem percebe pouco de futebol pode pedi-lo nesta fase, com poucos meses de trabalho. Depois agrada-me a forma como fala com a imprensa, sem as irritações à Camacho, com elegância e profissionalismo, e a forma como vibra com o jogo e as mensagens que transmite com as substituições que faz. Confesso que estou bem impressionado.

Mas é no capítulo das contratações que se nota bem a diferença para com os últimos anos. Reyes, Aimar e Suazo são jogadores de primeira divisão mundial. Internacionais pelos seus países, estão habituados a jogar em grandes clubes, nos melhores campeonatos. A sua qualidade percebe-se assim que tocam na bola. Ruben Amorim é, na minha opinião, uma das melhores contratações da época, como vão poder confirmar ao longo do campeonato. Faz várias posições, é muito inteligente a jogar à bola, tem boa técnica, é daqueles jogadores que não dá nas vistas mas é muito útil. Yebda é uma feliz descoberta. Muito forte fisicamente, bom no jogo aéreo, nada tosco com os pés, precisa só de melhorar o posicionamento em campo. Carlos Martins é um excelente jogador, desde que não se perca no seu mau feitio, mas acredito que vingue, até porque sabe que é a sua última hipótese de ser um jogador de topo. Sidnei é uma pérola, daqueles que não engana. Jorge Ribeiro pode vir a ser uma boa alternativa, Urreta e Rafael Bastos são jovens muito promissores, como Miguel Victor (como é possível ter sido emprestado ao Aves e ter ficado com o Edcarlos no plantel?!). As minhas grandes dúvidas são Balboa (tem que valer mais do que tem mostrado) e Makukula (continuo a dizer que pode ser útil).

Ou seja, o plantel deste ano tem várias opções, é equilibrado e nivelado por cima. Para mim, continua a faltar um defesa-direito (Maxi Pereira não é mais que um bom suplente. Será o Ruben Amorim?) e um Cardoso que faça uso das suas imensas capacidades. De resto, é esperar que a equipa vá crescendo, criando mecanismos, e acreditar num projecto que tem tudo para dar resultados, assim a sorte nos acompanhe.

5 comentários:

Maria disse...

Não falando de futebol, mas falando da noite do jogo de hoje, não cantaste as "papilas saltitantes"...

:)))

Obrigada pelo convívio, Rogério.

Beijos

Uma vida qualquer disse...

E o resultado foi!?
Besos guapo

Carol disse...

Maria,

E nós que fizemos tanta força para que interpretassem as "papoilas saltitantes" ...

Eu sou SPORTINGUISTA - mas com muito fair play e sem ser "doente" - mas para quem nao conhece a música do Luís Pissarra, o famoso hino, aqui vai um excerto ;)

Pra quem não conheçe:
"Ser Benfiquista
é ter na alma a chama imensa
que nos conquista
e leva à alma a luz intensa
do sol que lá no céu
risonho vem beijar
com orgulho muito seu
as camisolas berrantes
que nos campos a vibrar
são papoilas saltitantes"

Beijocas para todos :)

Charraz, mais uma vez um fim de semana excelente ... obrigada :)

Zé dos Anzóis disse...

Eu pedia até mais não e bem que era merecido, mesmo debaixo da barbas do Boss.
Za

Princesa Isabel disse...

Só tu para me dares notícias do Benfica! Só agora percebi que ganhámos (afinal quebraste o silêncio, eh, eh...). Fixe! Jokas amigo Charrraz