25 de março de 2008

Sem assunto

São 2h30 de Domingo (ia a dizer de Sábado, mas esse já foi) e acabo de chegar a casa. Vinha ansioso para chegar porque me apetece escrever. O problema é que não tenho assunto.

Apetece-me escrever mas não tenho assunto.

Eu sei que parece estúpido. Como diz a avó do Balão, quem não tem nada para dizer, cala-se. E é uma máxima que eu costumo seguir, só falar quando tenho algo a acrescentar. Mas não há regra sem excepção, e hoje apetece-me escrever, mesmo não tendo nada de novo para dizer.

Eu sei que parece estúpido.

Mas mais estúpido seria falar da minha vida, só porque me apetece escrever. Tirando um outro bocado que interessa particularmente a terceiros, a minha vida só é mesmo interessante para mim. Pôr-me aqui a divagar sobre o meu estado de espírito ou sobre o que me aconteceu hoje, ou sobre factos banais que povoam os meus dias seria tão ou mais estúpido que escrever sem ter assunto. E totalmente desinteressante.

Podia também inventar algo para justificar a minha vontade de escrever. Dar uma opinião sobre a actualidade ou filosofar sobre relações humanas, ou ainda provocar uma polémica para ter muitos comentários. Podia escrever um poema, ou aventurar-me num conto. Mas não me apetece.

Apetece-me apenas escrever.

Deve ser influência das crónicas do António Lobo Antunes, que leio regularmente na revista “Visão”. Conhecem? Muitas vezes também não têm assunto. Chega-se ao fim e percebe-se que o homem não falou de rigorosamente nada. Mas o que é facto é que aquilo é bom de ler. Ele não diz nada mas a gente lê muita coisa. Eu sei o que estão a pensar:

- Não é para todos!

Pois não. É preciso ter muito talento para se escrever um bom texto sem assunto. Também é preciso tê-lo para explorar um tema, mas o facto de haver um ponto de partida, gera logo uma série de ideias. Agora, sem assunto, é obra…

É engraçado que me esteja a dar esta vontade, logo a mim, que fujo dos “fala-baratos” como o diabo da cruz! E à medida que os anos vão passando, vou tendo menos paciência para aquelas pessoas que falam, falam, e não dizem nada. Cada vez mais procuro rentabilizar o meu tempo para pessoas interessantes, que me estimulem. Sou cada vez menos dado a palavras de ocasião, a conversas sem sentido, e no entanto, eis-me aqui a dissertar sobre... nada!

E vocês, ainda aí estão?! Não me digam que vos deu uma vontade repentina de ler?!

6 comentários:

zmsantos disse...

Então, já acabaste?
Agora que o "assunto" estava encurralado, quase a revelar-se...

Sim senhora... Escrever sem ter assunto. Eu estou na mesma. Faço um comentário sem assunto ao teu "post" desassuntado.

Deixa lá. Pior que não ter assunto é não ter assento (ou acento?) e passar a vida á espera, em pé.

Abracito

Anónimo disse...

Como te compreendo, Charraz ....

Com a diferença que o que eu escrevo não publico .... ainda .... por achar que a minha vida nada tem de interessante para terceiros ;)

Mas vamos sempre fazendo por ter ASSENTO em algum lado, em algum grupo ou soleira de porta .... ACENTUANDO as nossas opiniões e partilhando outras ;)

Uma beijoca carinhosa para os dois,

Carol

Anónimo disse...

Se tivessemos tido a sorte de nos deliciarmos com a bela da enguia e do choco frito com certeza que haveria muito assunto para escrever... oh, oh, é só ir ao blog do Sr. Perdigão e ver como a ocorrência deu um texto tão extenso e com tanta profundidade.
Assim temos que nos limitar a ficar sem assunto nenhum, eu diria mesmo que vazios de ideias...

Será que na próxima pescaria o repasto será identico ? é que se for sempre posso ficar a sonhar até lá... uuum ...

A CONCORRÊNCIA

Anónimo disse...

Agora percebo o porquê da pouca vontade de falar...a vontade estava toda em escrever...se soubesse tinha-te dado uma caneta ;-)
Beijo doce

Zé dos Anzóis disse...

Amigo, não fiques assim, afinal o que mais há neste país e gente que fala, sem saber do quê. Já quanto ao rentabilizar o tempo para pessoas interessantes... Olha é levantar o "cu" cedinho da cama e ir connosco numa próxima pescaria.Espera... quem sabe quinta-feira não seja tambem um bom dia, ou noite para isso.
E plageando me despeço, Abraçito.

Anónimo disse...

... sem palavras...