8 de janeiro de 2008

Ano novo, disco riscado e os reis magos (Conto de um treinador de bancada)

Ano novo, vi…ra o disco e toca o mesmo!

Dois mil e sete foi um ano madrasto, um campeonato perdido e outro a caminho. Mas terminara com um sopro de esperança. A primeira derrota do campeonato, o fantasma do mau recomeço do ano passado que quase custou o campeonato, o marroquino na CAN, Braga e Sporting no caminho e a reabertura do mercado de transferências.

A ilusão durou quase tanto como o Lisboa-Dakar 2008. Bastou hora e meia para acordar para a dura realidade: bem pode o Porto jogar mal e perder os jogos que quiser, que vai continuar a passear na avenida. E porquê?!
Porque o espanhol fica irritado quando lhe perguntam porque só joga com um avançado de raiz, quando a equipa marca mais golos com dois em campo!
- Por que no te callas?!

E vai daí, tal D. Quixote lutando contra moinhos de vento, insiste. Um avançado perdido no meio dos centrais adversários, um maestro a solar em vez de reger a orquestra, o melhor defesa direito a fazer de pior extremo, o apanha-bolas a defesa direito, o miúdo a brincar “aos extremos esquerdos”, o defesa direito adaptado à esquerda porque se mandou o defesa esquerdo suplente para o Braga, uma primeira parte sem criar oportunidades de golo, uma equipa à beira de um ataque de nervos, dois colegas de equipa à batatada, duas substituições-castigo, finalmente dois avançado em campo… golo do Mantorras!!!

Entra o Scolari:
- E o burro sou eu?!
Entra o Engenheiro:
- E o ruim sou eu?!
Entra o adepto:
- Deixem jogar o Mantorras!!

Depois, entram os reis magos. O primeiro traz um golo para o menino, no ultimo minuto… Mirra!
Depois vêem os de preto e branco, trazem incenso para queimar o leão moribundo, que fica a ver estrelas….
Mas deixemos o melhor para Domingo, dia de Reis! Belchior? Gaspar? Não, quem traz o ouro é Taborda, Rei dos Frangos da Figueira da Foz! E eis o menino nas palhinhas deitado, nas palhinhas estendido, com as faixas encomendadas…

E ainda querem que a malta acredite que o Pai Natal vem em Janeiro vestido de Soldado…