23 de novembro de 2007

Sugestão

"A noite é minha amante. Tenho com ela uma relação muito particular, desde os 21 anos de idade, altura em que o meu pai morreu e em que toda a minha vida se alterou. Eu passei a trabalhar de noite e não mais deixei de o fazer. Consegui juntar o útil ao agradável: gostava do trabalho que fazia, e ainda faço, e gostava da noite. Noventa e nove por cento das amizades que fiz foram feitas de noite. As pessoas à noite estão mais disponiveis, mais sensiveis, mais autênticas".

A palavra repete-se no discurso e nas canções e não é por acaso que a noite aparece 23 vezes nas letras que escrevem o mais recente disco de Carlos do Carmo: é a essa "senhora" que tanto chega "escura", como "gelada", "traiçoeira" ou "inventada" que Carlos do Carmo, agora, dedica 12 novos fados.

"À Noite", o novo disco de Carlos do Carmo está à venda esta semana com a revista Visão, por apenas 5,95€! Eu já o tenho, ainda não tive oportunidade de o ouvir, mas o grafismo é de muito bom gosto. Na capa pode-se ver uma imagem do fadista, pintada por Julio Pomar (que assina igualmente dois dos poemas musicados no disco!).

Depois de há vinte e cinco anos ter sido o primeiro músico a editar em formato CD, o "charmoso" volta a mostrar a sua constante actualidade e renovação, desafiando novos autores para a escrita (Maria do Rosário Pedreira, José Manuel Mendes, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, Luís Tinoco, Luis Represas e o já mencionado Júlio Pomar) e utilizando novos métodos de distribuição, com preços de venda bem mais condizentes com as condições financeiras da generalidade dos portugueses!

Espero que seja um exemplo a seguir pela indústria discográfica, numa semana em que
foi publicada em Diário da República a portaria que estabelece em 25% a quota mínima de difusão de música portuguesa nos programas de rádio. Os operadores de rádio nacionais ficam obrigados, por lei, a respeitar a percentagem instituída durante o período de um ano.

Fico à espera para ouvir!

Nota: Quanto a eventos, já sabem que hoje estarei em Caneças a lembrar Adriano Correia de Oliveira e Zeca Afonso, muito bem acompanhado pelos meus queridos Fátima e Zé Manel, e que amanhã o RCT está de volta à Taverna dos Trovadores. E que têm à vossa disposição o completíssimo programa de festas do Dionísio, cheio de boas sugestões!
Bom fim-de-semana!

Sem comentários: