2 de janeiro de 2006

Esquerda, volver...

" A crise da ideologia de esquerda criou um terceiro-mundismo, uma lógica segundo a qual para se ser de esquerda é preciso ser-se terceiro mundista. Eu sou bastante de esquerda, mas não vejo a relação. A esquerda sofre uma crise de identidade muito grave. E creio que deveria adoptar a causa da ecologia, abandonada pela direita, cujos interesses económicos são tais que nem quer ouvir falar nessas coisas. Se a esquerda abraçasse esta causa salvaria o planeta, teria um argumento sólido para lutar e também se beneficiaria a si própria."

Giovanni Sartori na "Visão"

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim a apregoada "Crise ideológica " da esquerda não é senão a preguiça militante que se instalou em cada um de nós. As causas de hoje pouca diferença têm das de há 30 anos atrás. O aburguesamento que pouco a pouco tomou conta da sociedade faz-nos egoístas e pouco solidários.
Por outro lado, os políticos cada vez mais servem-se da política em vez de a servirem. Penso que se existe forma de salvar o planeta, passa obrigatóriamente pela participação de todos, independentemente das ideias que se defendem.