14 de setembro de 2005

Um Benfiquista a sério

Os verdadeiros Benfiquistas vêem-se nos maus momentos.

É fácil ter amor à camisola e fervor clubístico quando se ganha títulos, quando se é o melhor. Foi bonito de ver a festa do título, as enchentes no estádio, nas ruas, nas praças, nas televisões e nas rádios. É bom encher o peito e dizer que somos seis milhões, mas... quem compra os kit`s e se faz sócio? Quantos estarão hoje e no fim de semana no Estádio da Luz?

Não acredito que haja um único sócio satisfeito com a qualidade de jogo que a equipa vem mostrando neste princípio de época, já para não falar dos resultados. Eu próprio tenho colocado neste espaço as minhas dúvidas e críticas a diversas decisões tanto da equipa técnica como da direcção. Mas os sócios não podem ter a memória curta e pensar que depois da grave crise que o clube viveu, as coisas melhorariam de um dia para o outro. Todos sabemos que a vitória no último campeonato ocorreu em condições muito especiais que dificilmente voltarão a acontecer. Mas todos sabemos também que a equipa tem melhorado de ano para ano, que a dignidade e a credibilidade têm sido repostas depois do furacão Vale e Azevedo provocado pelos próprios sócios e que o clube voltou a ser dinâmico e inovador.

O mais fácil nesta altura é ficar sentado no sofá a lamentar as pobres exibições da equipa. Mas o verdadeiro Benfiquista sabe que este é o momento de apostar no clube, de moralizar os jogadores, de criticar no sítio indicado e de mostrar que o amor ao clube é o mesmo nas vitórias e nas derrotas.

Eu já tenho o meu kit (que a minha mulher teve a gentileza e o bom gosto de me oferecer) e estarei hoje nas bancadas, para apoiar a equipa e para cantar o nosso hino quando as equipas subirem ao relvado:

"Sou do Benfica e isso me envaidece..."

Rogério Charraz

Sem comentários: