22 de agosto de 2005

Porque hoje é Segunda....Futebol!

Segunda-feira é aquele dia. Ressaca de fim-de-semana, falta uma eternidade para o próximo e tudo se torna mais complicado quando o nosso clube não ganha.

E o meu Benfica não ganhou. Confesso que apesar de ser um optimista por natureza não fiquei surpreendido. No fundo confirmou-se tudo aquilo que se vira na pré-época: defesa sólida e coesa, meio-campo combativo mas ataque nem vê-lo. E não adianta bater nos avançados porque nenhuma equipa pode ser ofensiva só com três jogadores. O que é facto é que o espírito Trapattoni continua a pairar na equipa que se encolhe permanentemente e só sobe no terreno quando tem a certeza absoluta sintética e analítica que a defesa não está desprotegida. Assim vai ser difícil ludibriar os autocarros...

Depois existem uma série de equívocos:
1- Ricardo Rocha é um belíssimo defesa mas não sabe atacar;
2- Beto e Petit juntos garantem solidez defensiva mas não ajudam a equipa a ir para a frente;
3- Passou-se toda a pré-época a pensar nos reforços em vez de se trabalhar com os avançados que temos, e que são bons;
4- Quem não arrisca não petisca. Fazer entrar o Mantorras a 10 minutos do fim e para o lugar do Geovanni em vez de tirar o João Pereira e jogar com 3 defesas é digno da teoria Trappatoniana de que antes empatar que perder.

Enfim, para a semana há mais....

Quanto ao Sporting, também não surpreendeu. Continua a jogar bom futebol mas a defender mal e a ser muito irregular. Não fosse o raríssimo fenómeno de Marco Aurélio facilitar em dois golos no mesmo jogo ou de dois (?!) jogadores do Belenenses terem falhado na cara do sempre-em-grande Ricardo, e talvez Peseiro estivesse em maus lençóis.

O que leva a crer que o Porto terá mais uma ano em grande. Apesar de a sua estrutura defensiva ainda estar longe da perfeição (aqueles laterais...) e de ter apanhado um surpreendente Estrela da Amadora cheio de personalidade, a equipa já mostra o que os outros não conseguem: fluidez de jogo, rapidez nas movimentações ofensivas e controlo da bola.

Destaque ainda para a Naval de Cajuda que foi "limpar" a Guimarães o trauliteiro Pacheco e para o Estoril que recebeu o candidato Portimonense com um revelador 4-1.

Não posso deixar de realçar a estrelinha que, independentemente do evidente mérito, continua a acompanhar José Mourinho. Aquele golo não lembra a ninguém!

Rogério Charraz

Sem comentários: