17 de maio de 2005

Ainda o Derby

Não quero que o futebol monopolize este espaço mas não resisto a tecer algumas considerações sobre o jogo de Sábado.
Para mim foi um jogo de confirmações. Confirmação que Trappatoni (mesmo ganhando) não é treinador para o Benfica, que deixar fugir Ricardo para o Sporting foi o melhor negócio que o Benfica fez nos últimos anos, que qualquer semelhança entre os dois rapazes que estiveram em campo com as camisolas do Miguel e do Simão e os próprios é pura coincidência, e finalmente, que os Sportinguistas não aprendem que sempre que vão para jogos decisivos connosco na mó de cima, saem a perder...
Mas vamos por partes. Apesar da opinião dos críticos eu penso que Peseiro teve bem melhor que Trappatoni. Primeiro porque tinha uma equipa muito fatigada pelas constantes finais e faltava-lhe um dos seus melhores jogadores- o baixinho. Apesar da sua equipa não ter assumido uma atitude ofensiva (porque haveria de o fazer?), as substituições foram ousadas e mostraram vontade de vencer. Na minha opinião só cometeu um erro, ter posto Barbosa ao meio e Moutinho à esquerda em vez de Tello à esquerda e Moutinho ao meio. Mesmo assim, acho que não tem culpa de ter sido traído por dois dos seus principais jogadores- Ricardo e Liedson.
Quanto a Trappatoni. No fim veio dizer que a equipa perde qualidade com as substituições. Concordo. Mas porquê? Não será porque mete o Karadas para jogar a extremo esquerdo e põe o Simão no meio, quando deveria ser este na linha a cruzar para o norueguês? Não será porque tira constantemente o Geovanni e deixa em campo o Simão a arrastar-se? A meu ver a substituição que fez foi bem feita. Mas chegou com vinte minutos de atraso. E, não sei se repararam, mas colocou o Geovanni a defesa direito, logo a táctica não mudou. Agora pergunto, será numa época inteira a equipa não teve tempo de treinar uma táctica 3-5-2 para situações como esta em que precisava de ir para cima do adversário?
Agora quanto ao golo, não percebo o porquê de tanta discussão. O Sr. Rui Santos da SIC Notícias jura a pés juntos que o Luisão tocou no Ricardo. Mas não sei se repararam nas imagens do Ricardo a correr para o árbitro. Repararam no que ele dizia (é claramente perceptível)? Ele dizia "Foi com a mão!". Não disse "Fui empurrado!", não disse "Bateu-me na mão!", não disse "Foi Falta!". Disse "FOI COM A MÃO!". E toda a gente viu que o Luisão não jogou a bola com a mão.
Falta um jogo, um ponto. Calma com as comemorações. Eu acredito que chegou a nossa vez, mas vamos festejar no Domingo à noite...
Rogério Charraz

Sem comentários: