24 de janeiro de 2011

A luta continua!

Se se derem ao trabalho de ler este texto, e mais este, facilmente verificarão que tipo de homem os portugueses acabaram de (re)eleger para presidente da República.

No período de maior crise pós-democracia, 53,37% dos portugueses não foram votar (alguns quiseram mas não puderam!), e 52,94% votaram no político profissional há mais tempo no activo depois do 25 de Abril, exercendo cargos decisivos (ministro das finanças, primeiro-ministro e presidente da República).

Depois disto, não adianta querer culpabilizar os políticos, a culpa é mesmo do povo! Somos mesquinhos, pequenos e tacanhos. Andamos há quase 37 anos (?!?!?) a votar alternadamente em dois partidos que conduziram o país ao estado calamitoso em que se encontra.

Não temos sequer coragem de votar em branco, como protesto! Preferimos a comodidade de não ir votar, de nos alhearmos da questão, como se ela não nos dissesse respeito. E no entanto, estamos a pagar 1,54 Euros por litro de gasolina (perdão, 1,539!!!!), recebemos cada vez menos ordenado, pagamos mais IVA pelo que compramos, um terço da factura da electricidade são coisas que não interessam para nada, as portagens estão cada vez mais caras, etc., etc., etc.

E sabem que mais, estamos cada vez mais estúpidos! Antigamente as pessoas eram limitadas, porque trabalhavam de sol a sol e não tinham tempo para ler ou ouvir música, porque o que ganhavam mal chegava para comer, quanto mais para ir ao teatro ou ao cinema. Hoje em dia as pessoas passam a vida em frente à TV, a ver programas de merda, nos centros comerciais a comprar roupa ou no computador a escreverem banalidades. Não temos tempo para ler ou para ouvir música, mas gastamos horas a discutir o caso do miudo deslumbrado pela fama que matou o não-sei-quantos-que-aparece-muito-nas-revistas-sabe-se-lá-porquê...

Façam como entenderem, se querem continuar a gastar a vossa vida neste lodo, estejam à vontade, mas não contem comigo. Enquanto houver estrada para andar, a mim ninguém me vai parar!!!

2 comentários:

Maria disse...

Tu sabes que 'a gente vai continuar'...
Não falo dos resultados. O povo não tem o que merece. Mas concordo que pensa pouco...
A frio, a esta hora, antes de dormir, digo que há 2 resultados que me preocupam (um mais do que o outro): os dos dois candidatos anti-partidos - nobre e coelho... Os 4.5 do coelho não entendo mesmo.

Beijos
(e obrigada :) )

Princesa Isabel disse...

A mim também ninguém me vai manter o cu na cadeira.
Beijokas!