31 de agosto de 2010

Ponto de Citação

«... Penso que a única maneira de viver em plenitude é com a valentia suficiente para enfrentar o que se abre à nossa frente. Começamos a morrer quando nos fechamos e ficamos obcecados pela segurança, pelas certezas. Porque, afinal, nunca sabemos tudo, nem podemos ter certezas absolutas sobre nada.

E em que idade corremos esse risco, da obsessão pelas certezas?
Em qualquer idade. Em todas.

Mais aos 10 do que aos 50, não?
Eu nunca tenho a certeza de nada. Uma das melhores coisas que aprendi com Robert Altman
e que a humildade é uma grande força. Uma vez, quando o questionei sobre a minha personagem em O Jogador, respondeu-me: "Olha, não sei. Não faço ideia." Era um tipo considerado como uma espécie de mentor, de referência, e nunca fingia saber o que desconhecia. Admitia as suas dúvidas e incentivava-nos a resolvê-las com ele.»

Excerto da entrevista de Tim Robbins* à revista Visão.

* Tim Robbins (Califórnia, 1958) conhece o seu país de leste a oeste. Nasceu na costa do Pacífico, passou a infância em Nova Iorque e voltou a Los Angeles para estudar teatro. Assim que saiu, criou um grupo de teatro, Actor`s Gang, em 1981, que funciona até hoje.
Estrela activista, escolhe os seus papéis e os guiõs que dirige a dedo. Política e arte é algo que não separa. Ganhou o Oscar de melhor actor secundário em Mystic River e dois Globos de Ouro por O Jogador e Short Cuts, filmes de Robert Altman.

Sem comentários: