19 de outubro de 2009

Pontapé na Chicha - o futuro

Notícia do jornal "O Jogo":

David Simão explode em Fátima
ANA PROENÇA

David Simão é uma aposta de Rui Costa para o futuro do Benfica. É o "dono da bola", como já lhe chamam no seio do plantel do Fátima, equipa a que está emprestado, e não está a desiludir nesta sua primeira temporada como sénior. O internacional jovem português tem jogado sempre a titular, rubricado boas exibições (foi várias vezes observado por responsáveis do Benfica), e o próprio Rui Costa disse-lhe recentemente - encontraram-se, quando o Benfica foi jogar a Leiria - para continuar o bom trabalho que tem estado a fazer ao serviço do clube da Liga Vitalis.

Em Janeiro último, David Simão assinou contrato profissional com o Benfica até 2013, tendo sido então conhecida não só a sua admiração por Rui Costa, mas também o sentimento no sentido inverso: o antigo camisola 10 e actual director-desportivo dos encarnado aprecia a forma de jogar do médio e aposta nele para lhe seguir as pisadas, até porque jogam na mesma posição.

Enquanto não regressa ao Benfica, onde sonha "fazer história", David Simão está encantadíssimo com a experiência no Fátima. "Emprestar-me foi a melhor coisa que o Benfica poderia ter feito. Sinto que tenho crescido e evoluído muito como pessoa e jogador. Tenho aprendido muito com os meus colegas mais velhos, e o ritmo de jogo é mais elevado do que aquilo a que estava habituado nos juniores", comentou ontem David Simão a O JOGO.

Sendo um médio muito versátil, pode fazer qualquer lugar no meio-campo, e Rui Vitória, treinador do Fátima, tem-no utilizado mais na posição 10, como organizador de jogo, ou na 8, como médio-centro. "Com quem gosto de ser comparado na forma de jogar? Com o Rui Costa", afirmou o jogador, que tem sido seguido desde os juniores por clubes como Liverpool, Barcelona e Real Madrid.

"Não sei se poderei ingressar no plantel do Benfica já na próxima temporada. O que sei é que trabalho todos os dias para isso e acredito nas minhas capacidades. Sempre fui benfiquista, e o meu sonho é fazer história no clube. Mas sei que é preciso muito esforço, trabalho e sacrifício", declarou.

Enquanto vai sonhando em voltar a vestir a camisola da águia, desta vez no plantel principal, David Simão tenta aprender com os que já estão no topo e segue atentamente este Benfica de Jorge Jesus : "Esta equipa, dá gosto vê-la jogar. E tenho falado com o Rúben Amorim e o David Luiz, que são meus amigos, e nota-se o seu entusiasmo. E tenho aprendido bastante com o Aimar. Gosto muito de observar os gestos e a forma de jogar e pensar dos jogadores que fazem a minha posição. E o Aimar é fantástico, tem perfume nos pés", considerou.

Rui Vitória
"Tem um rendimento positivo"

Rui Vitória, treinador de David Simão, confirmou ontem a O JOGO o "rendimento positivo" que o médio emprestado pelo Benfica tem tido na equipa, "tendo em conta de que se trata do seu primeiro ano de sénior".

"É um jogador que tem de facto qualidade", declarou, indicando como pontos fortes "a boa leitura de jogo na criação de jogadas ofensivas, o remate de média/longa distância e a boa capacidade de decisão na zona de finalização". Mas, claro, Rui Vitória avisa que "talento não basta".

"É preciso agora trabalhar muito e crescer", alertou. Também no capítulo disciplinar, o treinador diz que Simão tem sido "exemplar", apesar de ter angariado, no Benfica, fama de ter mau génio.

O jogador tem um total de sete jogos, todos a titular, dois golos (um no campeonato, outro na Taça) e várias assistências.

Sem comentários: