14 de agosto de 2009

O primeiro dia do resto da temporada

Diz-me a experiência que basta um ou dois maus resultados no arranque para deitar por terra a moral de uma boa pré-época. Principalmente num clube como o Benfica, em que os adeptos vão do oito ao oitenta em poucos segundos, e vice-versa.

Seja como for, é inegável que há muito tempo que a equipa não jogava com tanta dinâmica, com tanta vontade e determinação. Também há muito que não se viam ideias claras de organização e modelo de jogo, e um cuidado tão grande nas contratações.

E, ao contrário do que tem sido dito, a base da equipa até vem da época passada (Quim, Luisão, Maxi Pereira, David Luiz, Rubem Amorim, Di Maria, Aimar, Cardoso - 8 em 11!), o que mostra que não foram os jogadores que mudaram...

Quique Flores desperdiçou uma oportunidade soberana de relançar o Benfica no caminho das vitórias. Tinha plantel, estabilidade, boas condições de trabalho e e até beneficiou de um mau começo de campoenato do Porto...

Eu acredito nesta equipa e neste treinador, já para não falar no director-desportivo, que curiosamente foi mais aplaudido na apresentação da equipa do que qualquer jogador! Os resultados dirão de sua justiça...

Nota: Paulo Bento vive momento conturbados no Sporting. Creio que errou ao não encerrar o ciclo no final da temporada passada. Já o disse várias vezes que admiro o trabalho que tem feito no Sporting, em condições que poucos desejariam. Mas existe um cansaço evidente de todas as partes: treinador, equipa e sócios. Mas lá está, nada que dois ou trâs bons resultados não resolvam...

1 comentário:

José Manuel Gomes disse...

Caro Rogério.
Prezei o teu comentário no meu post "Leão encarcerado na História", apesar de não estarmos de acordo em relação à performance de Pulo Bento como treinador principal do Sporting. Mas, a democracia é isto mesmo: pudermos emitir as nossas opiniões e saber ouvir outros pontos de vista.
Quando dizes que a espinha dorsal da equipa do Benfica se manteve desde o ano transacto e, que Quique Flores perdeu uma boa oportunidade de brilhar no Benfica com os jogadores que teve à sua disposição; é exactamente o que penso também em relação ao Paulo Bento no Sporting.
Julgo, que com outro treinador, o Sporting poderia praticar um futebol de nível muito superior ao que vêm praticando ao longo destas últimas três temporadas, com os jogadores que teve à disposição.
Repara bem: na baliza o titular é o Rui Patrício (na minha opinião é inferior ao Tiago e ao Stojkovic); depois têm jogadores de primeiro plano (embora alguns estejam em baixo de forma): Anderson Polga, Caneira, Grimi, Pereirinha, João Moutinho, Miguel Veloso, Vukcevic, Izmailov, Liedson, contrataram um grande craque chileno, o Matias. Não tenho dúvidas nenhumas que qualquer destes jogadores renderia o triplo do que rendem no Sporting ou, sobre as orientações do Paulo Bento. Mas é com dizes, apenas o tempo dirá quem tem razão.

Grande Abraço,

PS – Logo conto com a tua presença na liga dos coxos. 