14 de abril de 2008

O que é que Joe Berardo tem em comum com Ele?*

Dizem analistas do BPI
Possível fusão entre Zon e Sonaecom «positiva» para ambas
2008/04/14 12:39

Paula Gonçalves Martins

Empresas são «altamente complementares»


Os rumores de uma eventual fusão entre a Zon Multimédia, dona da TV Cabo, e a Sonaecom, têm um impacto positivo em ambas as empresas, segundo uma análise do BPI.

A nota do banco surge depois de, no passado sábado, o semanário «Sol» ter avançado que estariam a decorrer negociações entre as duas empresas com vista a uma fusão, negociações essas que estariam a ser lideradas pelo empresário Joe Berardo, cuja fundação detém 5,63% da Zon.

A notícia esteve a beneficiar as cotações das empresas esta manhã em bolsa, sobretudo a Sonaecom, que esteve a subir mais de 3% e que ganha agora 2,37% para 2,37 euros. A Zon recupera 0,12% para 7,75 euros. O BPI diz precisamente, no seu «Iberian Daily» que a notícia beneficia especialmente a empresa liderada por Ângelo Paupério.

O jornal adiantava ainda que a Zon estaria mais aberta a uma fusão depois do lançamento do Meo, por parte da PT, um produto que viria concorrer com a sua TV Cabo. O «Sol» garantia ainda que, além da Fundação Berardo, também o BPI e a Telefónica, além de outros investidores num total de 20% do capital da empresa.


A notícia das negociações é «particularmente positiva para a Sonaecom que foi também a mais penalizada com as notícias e comunicados dos representantes da Zon de que uma possível fusão entre as duas não estaria em discussão durante os próximos 9 a 12 meses».

«Esta possibilidade poderia fazer sentido do ponto de vista estratégico uma vez que as duas empresas são altamente complementares, com uma a ter o que a outra não tem», acrescenta a análise.

Recorde-se que o BPI recomenda comprar as acções da Sonaecom, com um preço alvo de 5 euros, e uma recomendação de manter para a Zon, com um preço alvo de 10,15 euros.

* Também está em todo o lado!

Sem comentários: