7 de dezembro de 2006

Feliz Natal!

Juros voltam a subir hoje e crédito habitação fica mais caro

As taxas de juro vão voltar a subir esta quinta-feira. A notícia não podia ser pior para os muitos milhares de portugueses que contraíram um crédito à habitação, e que vêem agora as prestações mensais a pagar ao banco aumentar.

O Banco Central Europeu (BCE), que se reúne esta manhã, deverá aumentar a taxa de juro de referência 25 pontos base, dos 3,25% para os 3,5%. A tendência de subida das taxas, que começou há exactamente um ano, acabou com um longo período de juros a um nível mínimo histórico de 2%.

Os bancos estão já a antecipar essa subida e as taxas comerciais têm vindo a subir na última semana. Por cada empréstimo de 100 mil euros a 30 anos, as famílias portugueses vão pagar mais 40 euros por mês. Na totalidade do ano, o aumento dos encargos com um crédito à habitação com estas características ascende já a perto de 500 euros.

Portugal é um dos países da Zona Euro mais sensíveis à subida dos juros, e provavelmente a economia nacional será a mais penalizada por este aumento. Além disso, as famílias portuguesas serão também as que mais vão sofrer com esta nova subida, já que a grande maioria dos empréstimos contraídos para financiar a compra de casas em Portugal são indexados à Euribor.

A retoma da economia europeia e as pressões inflacionistas motivam o banco central a decidir o novo aumento das taxas de juro. A recuperação mais frágil da economia nacional, acompanhada pelos baixos aumentos salariais e elevada inflação prevista para este ano, tornam a situação financeira dos portugueses particularmente sensível a este aumento das despesas. Os portugueses, que têm já uma das mais baixas taxas de poupança da Europa, deverão passar a ter ainda mais dificuldade em «esticar» o ordenado até ao final do mês.

3 comentários:

Ana disse...

é impressão minha, ou esta notícia visa fazer esquecer uma outra que seria logicamente a que se seguiria ao post anterior, uma vez que também diz respeito a futebol e também conta com o mesmo resultado? :-P
Boa táctica, embora não totalmente original... gerações inteiras de políticos têm vindo a usá-la há muitos anos

Patricia Parreira disse...

Ehehehehe, concordo plenamente.
Porque é que a noite de ontem não teve direito a post??? Acho que por estas bandas não se achou muita piada ao espetáculo.
Já a minha avozinha costumava dizer não há pecado que se pague mais depressa que o da língua...
Well you never know what's on their minds... LOL

zmsantos disse...

Entre o resultado de ontém e a subida das taxas de juro, venha o diabo, e escolha...