10 de outubro de 2006

O sonho americano

No Portugal Diário:

Como é que dois amigos normais conseguem um negócio de 1310 milhões de euros? O negócio da internet provou uma vez mais que tudo pode acontecer, basta, para isso ter uma boa ideia. O YouTube começou por ser uma solução encontrada por Chad Hurley e Steve Chen para colocarem vídeos online e acabou por revolucionar a internet. Com apenas 19 meses existência, o Youtube regista diariamente 100 milhões de visualizações de vídeos e em número de acessos ultrapassa sites como a Amazon e a BBC.

Tanto sucesso não passou despercebido aos concorrentes, que tentaram competir com esta plataforma. Tanto a Microsoft como a Google criaram o seu próprio serviço de vídeos, mas o YouTube já era imparável. Assim, a Google desembolsou 1310 milhões de euros e comprou o site.

Chad Hurley e Steve Chen anunciaram pessoalmente o negócio aos utilizadores à boa maneira do YouTube, isto é, através de um vídeo. Sorridentes, os dois criadores do projecto prometem manter as qualidades do site que tanto agradam aos internautas e desenvolver novas ferramentas.

Mostram-se satisfeitos com o negócio: «São dois reis que se juntam», afirmam os pais do YouTube.


À boa maneira do site, os utilizadores também se pronunciaram sobre o negócio, alguns, ainda antes de o acordo estar selado. Uns concordam e vêem um futuro de oportunidades, mas para outros, esta venda significa ceder à força do «grande capital», um acto imperdoável, para muitos dos utilizadores fiéis do site.

Um dos grandes atractivos do YouTube é o facto de ser gratuito e de cada um poder divulgar o que quiser. Desde vídeos caseiros, a excertos de programas de televisão, cópias pirata de filmes só disponíveis no cinema, imagens de câmaras escondidas em concertos e vídeos comprometedores de celebridades, tudo se encontra no YouTube. O receio dos utilizadores é que a essência do site se perca.

Os autores do projecto garantem que o site vai continuar a funcionar de forma independente, mas muitos internautas preferem esperar para ver.

Esta rapaziada do Google não pára! A Microsoft que se cuide...

Nota: para quem não sabe, o You Tube (www.youtube.com) é o programa que me tem permitido a publicação dos videos que têm visto neste espaço.

Nota 2: para quem tem problemas de conversão monetária, lembro que 1310 milhões de Euros são mais de........ 260 MILHÕES DE CONTOS!!!!!!!

1 comentário:

Princesa Isabel disse...

É a história do "Ovo de Colombo" que se repete!