26 de fevereiro de 2006

Meu Amor Eterno

Há poucas coisas de que me arrependo na vida. Mas há erros que se cometem que são de uma grande injustiça.
Em todos os formulários e fichas que tive de preencher ao longo da minha vida, sempre que tinha que indicar a profissão da minha mãe eu escrevia "doméstica". Foi isso que me ensinaram, as mulheres que ficam em casa a tratar dos filhos são domésticas. Mas a minha mãe nunca foi doméstica. A profissaõ da minha mãe, exercida há 36 anos é ser Mãe. Assim, com letra maiúscula e tudo.
Profissão da mãe: Mãe
A minha mãe assumiu com tal brio o seu papel que passou a ser Mãe acima de tudo. Mais que mulher foi Mãe. Mais que esposa foi Mãe. Mais que filha, irmã ou tia foi Mãe. Muito mais que doméstica ou "dona de casa" ela foi Mãe.
E logo escolheu a profissão mais exigente e desgastante que existe. Trabalha 365 dias por ano, 24 horas por dia. Não tem direito à greve. Não se pode despedir por justa causa, nem por outra causa qualquer. Não existem horários, a disponibilidade tem que ser total.
Não me fica bem dizer isto, mas os resultados do seu labor e da sua arte estão bem à vista. De tal forma foi bem sucedida na sua "carreira" que foi promovida: agora é Avó.
Profissão da mãe: Mãe e Avó
E como Mãe não tem direito a descanso acumula as duas funções, embora com menor carga horária.
Só espero que um dia me possa perdoar a burrice de ter escrito doméstica onde deveria ter aparecido Mãe. E agora, Mãe e Avó.
Mas não uma mãe qualquer. A minha mãe, a única. O ser humano mais humano no ser que conheço. Que toma as dores dos outros como suas, sofrendo às vezes mais que os próprios. Que é incapaz de dizer não a quem lhe bate à porta, mesmo sabendo que pode estar a ser enganada, mesmo quando a pessoa que lhe bate à porta já antes a enganou. A única pessoa que conheço que não entende, nunca entendeu e nunca vai entender o reverso da medalha, a maldade do ser humano. A pessoa que me ensinou o prazer de dar, de fazer o bem aos outros sem esperar nada em troca. A quem eu bebi o exemplo de estar sempre disponível para ajudar o próximo.
Meu Amor Eterno!

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,meu amigo.
Sei o quanto este dia é especial para ti.
Como me arrepiei ao ler este,"postal",de feliz aniversário,espelha o orgulho,a admiração,o agradecimento,a paixão e o amor eterno de um filho.
PARABÉNS "AVÓ".
PARABÉNS AMIGO.

Beijos do "neto",aquele abraço para ti.

O sapito.

Anónimo disse...

Como descrever a minha sogra em poucas palavras?!
Não sendo filha, mas tendo sido sempre tratada como tal....
O Ser Humano, mais HUMANO, que conheci até hoje!!!
Obrigada sogra, obrigada por tudo.....
Acima de tudo, obrigada pela sua Amizade!Gosto muito de si.
Há coisas que nunca mudarão...
MUITOS PARABÉNS!!!!!
Um beijinho muito grande da sua nora.......Andreia.

zmsantos disse...

Por vezes, ao ler as coisas que se escrevem neste espaço,fico com a sensação que o autor do Blog, de alguma forma que ainda não entendo, se 'apodera' das minhas mais sentidas emoções.

Parabéns á Mãe, parabéns ao Filho.

Anónimo disse...

nunca comentei aqui...mas sem duvida nenhuma parabens...lindo...