6 de junho de 2005

O Defeso

Para os que estão menos identificados com as lides futebolísticas passo a explicar que "defeso" é o termo utilizado para definir o período que decorre entre o fim de um campeonato e o princípio do seguinte.
Pessoalmente sou um adepto vibrante do defeso. Se é certo que deixamos de viver todas as emoções do fim-de-semana futebolístico (o que até é bom para dar algum descanso ao pobre do coração), todos os dias existe a expectativa do novo reforço, do novo treinador, da saída do craque, etc.
Apesar de todos os meios de comunicação existentes, o verdadeiro defeso tem que ser acompanhado pela leitura assídua d`"A Bola". Claro que a lagartagem prefere o "Record", se tivessem bom gosto não eram do Sporting....
Aqui vão as minhas primeiras impressões sobre este defeso:
Benfica:
Depois do brasileiro Andersson, já está fechada a primeira contratação do defeso - Beto. E foi como a gente gosta, quando se soube já estava o contrato fechadinho. O único senão para mim é o nome, faz-me lembrar uma eterna promessa adiada que joga a defesa central no vizinho do lado. Mas acho que é uma boa contratação, é barato, tem muita experiência no futebol português, é uma boa alternativa ao Petit e um "pé-canhão" a fazer lembrar o nosso saudoso Isaías.
De saída parece estar o Miguel. Parece-me inevitável. Fica a certeza que todos os benfiquistas passarão a torcer pelo clube que tiver a inteligência de vir buscar um dos melhores laterais direitos da actualidade. A ter que vender um dos craques, parece-me que Miguel é a melhor solução, porque será a que tem mais probabilidades de se encontrar um substituto. João Pereira tem vindo a crescer como jogador e dizem-me que o Alex se portou muito bem no Sábado. Ainda se fala de Nelson (do Boavista) que tem uns óptimos pés.
Quanto ao Luisão, também me parece difícil mantê-lo, mas que era muito bom que ele ficasse lá isso era, apesar das alternativas existentes.
Estou ansioso para ouvir a notícia da dispensa do Paulo Almeida e do Fyssas, e espero que dêem outra oportunidade ao Carlitos. Sobre o Everson, não sei o que pensar...
Contrataçãoes: espero um defesa esquerdo para ter alternativa a Dos Santos (porque não o Rui Jorge?), um médio ala esquerdino, um ponta-de-lança e um nº 10 (Rui Costa, claro!).
Sporting:
Este vai ser definitivamente o ano do equilíbrio financeiro. Como? A ver pelos jogadores que os jornais dão como "vendáveis", vai ser um ano de muito dinheiro a entrar. Ricardo para Inglaterra, Beto para Espanha, Liedson para o Brasil, Douala para França ou Inglaterra. Junte-se o regresso de Hugo Viana ao Newcastle e as dispensas de Rui Jorge e possivelmente Pedro Barbosa para perceber que este vai ser o ano dos juniores...
Mas até começaram bem nas contratações. Edson é uma boa opção.
Porto:
Mais um ano que promete. Saídas de Costinha, Maniche e Seitaridis. Entrada de mais dois sul-americanos e mais um "refugiado da Luz"-Sokota. Junte-se mais uma mudança de treinador (fazem-se apostas para saber quantos meses vai durar) e a continuação da namorada do Pinto da Costa, leve-se ao frigorífico e dentro de alguns meses está pronto mais um 31. Bem feito!
Rogério Charraz

Sem comentários: