7 de junho de 2005

Cool Hipnoise

"A carreira discográfica dos Cool Hipnoise iniciou-se em 1995, na Nortesul, e desde aí a banda tem sido uma fonte inesgotável de boa música, irreverência e frescura, sendo hoje uma referência obrigatória da mais moderna música portuguesa. Com “Nascer do Soul”, os Cool Hipnoise inundavam a nossa música de referências pouco usuais entre nós, da doçura da Soul ao balanço do Jazz e do Funk, passando pelas temperaturas quentes do Reggae."

Assim começa o texto de apresentação dos Cool Hipnoise na página da sua editora, a Valentim de Carvalho. "Groove Junkies" é o seu mais recente disco, uma compilação dos melhores momentos valorizada com alguns originais. Não conheço o disco (apesar de conhecer alguns dos temas mais antigos), mas a canção que anda a rodar nas rádios chamou-me a atenção. É um reggae muito bem conseguido com um texto inteligentemente construído sobre a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. O refrão é algo como isto (estou a citar de cabeça):

A terra dos sonhos está a sonhar com a guerra
e de uma mentira fez uma bandeira
Para te cobrir se caíres na areia
O tema está muito batido e não é certamente original, mas não deixa de ser um texto bem feito e a prova de que a cantiga continua a ser uma arma.
Rogério Charraz

Sem comentários: