11 de maio de 2005

Santos e Pecadoras

Diz o povo, há males que vêem por bem. Começámos o dia em Vila Viçosa mas uma valente carga de água fez-nos antecipar a viagem para Estremoz.

Em Vila Viçosa dormimos numa residencial surreal. A dona parecia que nos queria confiscar os bilhetes de identidade, mesmo depois de termos pago adiantado. Para ser mais exacto, não era uma residencial, era uma igreja disfarçada! Aquilo eram santos e fotografias de Cristo por toda a parte. Vejam bem a decoração do quarto que me tocou: por cima da cama um cartaz com o Cristo pregado na Cruz, alusivo a uma festa religiosa da terra, numa das paredes laterais a ampliação de uma capa da "Caras" com a foto do Duque de Bragança e sua Isabelinha, e o anúncio do baptismo do pequeno Infante. Ah, e tínhamos que entrar até às 2h00...
Hoje de manhã uma cena "Holywoodesca". O cenário era o mercado municipal. Estamos a saír do mesmo quando deparamos com o seguinte quadro: uma mulher a "arrochar" a mala noutra, com um miúdo com os seus vinte anos a tentar separá-las. A banda-sonora era conhecida: "Filha da P....", "Porca!", "Ordinária", "Minha Cabra!", etc...
Passaram uns minutos até que se conseguiu separar as artistas. O rescaldo não tardou. Logo se ajuntaram pequenos grupos a analisar o sucedido. Tratei de pôr o alentejano que me acompanha a indagar as razões da zaragata. Segundo as nossas fontes, a tipa que arreou era amante do marido da que enfardou. E esta passava a vida a provocá-la. Leram bem e eu não me enganei a escrever. A amante deu um enxerto na esposa porque esta a provocava!!!!!!! Mas querem saber o melhor? O miúdo era filho do macho da história e da agredida. Viu a mão apanhar e separou-as nas calmas, tranquilamente. E depois agarrou no telemóvel e fez uma chamada. O meu palpite é que do outro lado da linha estava o pai...
Viva o Alentejo!!!!!
Rogério Charraz

1 comentário:

A Burra Nas Couves disse...

Que inveja! Que saudades tenho eu do Alentejo. Antes de vir viver para cá, também andei assim às voltas como tu, pelo Alentejo, e por outras províncias, também. E o país realmente é lindo! Só é pena que o tratem tão mal.

Abracitos